Imaruí
O presidente da Associação de Moradores da Região do Ribeirão, em Imaruí, Alcides Lima, quer maior agilidade na tramitação do projeto que estabelece o Plano de Recuperação Ambiental da Mata Ciliar do município. No projeto consta a recuperação dos mananciais hídricos da localidade, uma reivindicação urgente.
Ontem, ele e gestores do município e da Epagri reuniu-se com o secretário estadual de desenvolvimento econômico sustentável, Onofre Santo Agostini. A proposta, desenvolvida pela empresa Sempre Verde, de Imbituba, e já aprovada no conselho de desenvolvimento econômico da secretaria regional em Laguna, prevê quatro anos de trabalhos e acompanhamento ambiental com investimentos de R$ 473 mil.
Para restaurar o sistema ambiental em Imaruí, os especialistas da Sempre Verde indicam a necessidade de corte e limpeza ambiental, transposição do solo, isolamento da área, produção e plantio de mudas nativas, semeadura de espécies nativas no ambiente afetado, instalação de poleiros, realização de visitas técnicas, avaliações e monitoramento periódicos.
Sensibilizado, o secretário prometeu que acompanhará o andamento da análise do processo e assegurou que a comitiva terá uma resposta mais sólida em breve. “Para nós, este tipo de ação é prioridade”, valoriza Onofre.