Comitê Tubarão e Complexo Lagunar avança com projeto de monitoramento
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, em parceria com a Associação Municípios Região de Laguna (Amurel), iniciou as medições topobatimétricas em São Martinho e Braço do Norte. Essa é a primeira etapa do projeto de instalação de uma rede de monitoramento das águas, desenvolvido pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão. As medições foram realizadas nesta terça-feira, dia 13, com o objetivo de levantar dados sobre o nível dos rios e preparar a instalação das estações de monitoramento.
Primeira etapa inclui levantamento topobatimétrico em dois municípios
As medições topobatimétricas, realizadas nos rios Capivari, em São Martinho, e Braço do Norte, são essenciais para obter a cota exata dos pontos analisados. Esse levantamento contou com:
- Presença de topógrafos da Amurel e apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros;
- Uso de embarcações para a realização da batimetria dos rios;
- Identificação do valor de altitude em relação ao nível do mar para calibrar as futuras estações.
Projeto Amurel Conectada integrará dados hidrometeorológicos
O projeto Amurel Conectada visa integrar os dados hidrometeorológicos existentes e novos, gerados pelas estações de monitoramento, em um software de fácil acesso à sociedade. Essa iniciativa tem como objetivo:
- Promover a harmonização e a integração de informações dos recursos hídricos;
- Facilitar a consulta pública a esses dados;
- Contribuir para a elaboração de políticas públicas de sustentabilidade e conservação ambiental.
Rede de monitoramento será instalada em Orleans e Tubarão
Além de São Martinho e Braço do Norte, as redes de monitoramento também serão instaladas nos municípios de Orleans e Tubarão, finalizando a primeira etapa do projeto. Essa expansão é fundamental para garantir a coleta de dados abrangentes e precisos, que auxiliarão na tomada de decisões informadas sobre a gestão dos recursos hídricos na região.