Início Geral Marinha do Brasil celebra formatura da primeira turma de mulheres Fuzileiros Navais

Marinha do Brasil celebra formatura da primeira turma de mulheres Fuzileiros Navais

Foram quatro meses de treinamento intenso até a Formatura – FOTOS: 1SG-FN Pinho Agência de Notícias da Marinha do Brasil Divulgação Notisul Digital

Na tarde da última sexta-feira, dia 5, a Marinha do Brasil comemorou um marco histórico com a formatura da primeira turma mista do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). A cerimônia, realizada no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro, celebrou a conclusão do curso de 19 semanas por 660 jovens, incluindo as 114 mulheres Soldados Fuzileiros Navais.

Entrega do prêmio de segundo colocado geral a Soldado Fuzileiro Naval Letícia Alves – FOTO: 1SG-FN Pinho Agência de Notícias da Marinha do Brasil Divulgação Notisul Digital

Inclusão e igualdade de oportunidades na Marinha

O evento destacou a inclusão e a igualdade de oportunidades dentro das Forças Armadas brasileiras, com a presença de autoridades como o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Comandante da Marinha destaca o pioneirismo do ingresso da mulher na Força Naval desde 1980 – FOTO: 1SG-FN Pinho Agência de Notícias da Marinha do Brasil Divulgação Notisul Digital
  • Presença de 660 jovens formandos
  • Inclusão das 114 primeiras mulheres Soldados Fuzileiros Navais
  • Autoridades presentes: Comandante da Marinha, Ministro da Defesa e Cardeal Arcebispo

Discurso do Ministro da Defesa e adaptações para inclusão feminina

Durante o discurso, o Ministro da Defesa agradeceu às famílias dos formandos e destacou o mérito e esforço de cada um. O Comandante da Marinha ressaltou o pioneirismo e a capacidade das mulheres na instituição. Para a inclusão feminina, a Marinha realizou diversas adaptações, como alteração de uniformes, coletes e armamentos, além de implementar reconhecimento facial em alojamentos.

  • Agradecimento do Ministro da Defesa às famílias
  • Pioneirismo e capacidade das mulheres destacadas pelo Comandante da Marinha
  • Adaptações realizadas: uniformes, coletes, armamentos e reconhecimento facial

Formação e treinamento dos novos soldados

O curso de formação teve duração de quatro meses e incluiu intenso treinamento militar, com atividades letivas e físicas, além de exercícios de campo no Complexo Naval Guandú Sapê e na Ilha da Marambaia. Após a formatura, os novos Soldados Fuzileiros Navais podem ser designados para servir em qualquer parte do território nacional.

  • Duração do curso: quatro meses
  • Atividades letivas e físicas intensas
  • Exercícios de campo no Complexo Naval Guandú Sapê e Ilha da Marambaia

Presença feminina na Marinha

FOTO: 1SG-FN Pinho Agência de Notícias da Marinha do Brasil Divulgação Notisul Digital

A inclusão feminina na Marinha começou em 1980 com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva e foi ampliada ao longo dos anos. Em 2024, a formatura das primeiras mulheres Soldados Fuzileiros Navais completou o ciclo pioneiro da Força, consolidando a presença feminina em todos os Corpos e Quadros da Marinha.

  • Inclusão feminina desde 1980
  • Ampliação para cargos de Direção, Comando e comissões nos anos 90
  • Primeira turma de Soldados Fuzileiros Navais femininas formada em 2024

Redação Notisul Digital com informações da Agência Marinha de Notícias
https://www.agencia.marinha.mil.br/

Sair da versão mobile