Início Geral Manifestação contra pedágios na ponte Anita Garibaldi tem pouca adesão neste sábado

Manifestação contra pedágios na ponte Anita Garibaldi tem pouca adesão neste sábado

Laguna

No local seria disponibilizado um abaixo-assinado, que pretende coletar 100 mil assinaturas, contra os postos de cobrança de pedágio. O deputado Felipe Estevão (PSL), líder da manifestação, esteve no local.

Governo Federal garante edital da BR-101 do trecho Sul

A pressão de parlamentares estaduais e federais, alguns do partido do presidente, para mudança no edital de concessão da BR-101, no trecho sul de Santa Catarina, parece não ter tido força para alterar as intenções do Governo Federal.

Porém, o movimento levou o Ministério de Infraestrutura a se manifestar oficialmente nesta sexta-feira (18). O órgão afirmou que o cronograma previsto para a licitação está mantido, assim como as quatro praças de pedágio.

O trecho a ser concessionado fica entre as cidades Paulo Lopes e São João do Sul. Os deputados e senadores questionam a quantidade de pedágios. No texto já aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) são previstas a implantação de mais quatro praças de cobrança nas divisas de

Laguna e Imbituba, Tubarão e Jaguaruna, Araranguá e Maracajá, e São João do Sul e Passo de Torres. Inicialmente, a cobrança está prevista para R$ 4,42 – R$ 1,72 mais caro que o preço cobrado na praça de Palhoça, na Grande Florianópolis. O valor referencial para o leilão é de R$ 5,19, e vence quem ofertar menor preço.
Depois de uma reunião no começo da semana com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os parlamentares saíram do encontro com discurso otimista. O deputado estadual Volnei Webber (MDB), um dos mais ativos na luta contra a implantação de quatro praças, chegou a divulgar que os pedágios estavam suspensos. Contudo, o ministério afirma que a publicação do edital ocorrerá em novembro.

“A pasta está aberta ao diálogo e deve continuar se reunindo com parlamentares e representantes da sociedade civil de Santa Catarina para receber demandas, sugestões e apresentar o rol de investimentos de R$ 2,9 bilhões que devem ser feitos na rodovia”, disse o órgão em nota.

Além disso, o ministério afirmou que a definição do modelo foi avaliada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e é resultado de estudos aprofundados que consideraram contribuições recebidas em uma série de audiências públicas realizadas no Estado. O modelo de leilão prevê o vencedor que oferecer menor tarifa: “em razão da alta atratividade da região, é esperado um deságio do valor referencial”.

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