Mãe de brasileira morta no Líbano chega a SC

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Ikram Yassine chegou a Santa Catarina na última terça-feira (8) com seus três filhos após perder a casa e os entes queridos em um ataque no Líbano, ocorrido em 23 de setembro. A filha de 16 anos, Mirna Raef Nasser, e o esposo, Raef Hussein Nasser, foram mortos no bombardeio. A família agora vive em Balneário Camboriú, onde foi acolhida por familiares.

“Estava muito difícil no Líbano. Preciso salvar meus filhos”, desabafou Ikram, que conseguiu retornar ao Brasil através de um voo de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB) no último domingo (6).

Tragédia e a difícil adaptação à nova realidade

A vida de Ikram no Líbano foi devastada pelo conflito que assola o Oriente Médio. Durante uma entrevista à NSC TV, ela recordou emocionada a filha, que sonhava em estudar biologia. Mirna, dedicada aos estudos, foi encontrada abraçada ao pai entre os escombros, após terem voltado à casa para pegar roupas e objetos deixados para trás.

Luto e novos desafios

A adaptação à nova vida em Santa Catarina não é fácil. Além da dor pela perda, Ikram enfrenta os desafios de criar seus três filhos em um novo país, longe do caos e do sofrimento vividos no Líbano. Ela relembra os momentos angustiantes que viveu ao ouvir o pedido da filha sobrevivente para deixarem o país: “Ela não aguentava mais ouvir bombas. Pediu para sairmos de lá.”

Família tenta recomeçar

O cunhado de Ikram e irmão do falecido, Ali Bu Khaled, contou que a libanesa já viveu no Brasil por cerca de 10 anos, onde deu à luz à filha que perdeu no ataque. Agora, a família tenta recomeçar em Santa Catarina, onde terão o suporte dos parentes que já vivem na região.