Governo intensifica debates sobre contenção de despesas
O presidente Lula convocou uma reunião no Palácio do Planalto com ministros da área econômica e de outros setores para analisar as últimas etapas do plano de corte de gastos. O mercado está aguardando medidas concretas para garantir o equilíbrio fiscal do país. As discussões se estenderam por mais tempo do que o previsto, fazendo com que ministros desmarcassem compromissos para participar.
- Participantes da reunião: Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), Nísia Trindade (Saúde) e Luiz Marinho (Trabalho).
- Suspensão e retomada: Os trabalhos foram interrompidos por volta das 13h e serão retomados às 15h30.
Com o objetivo de manter o arcabouço fiscal, o governo discute os cortes necessários para garantir que as contas públicas não se descontrole. A proposta será enviada ao Congresso nas próximas semanas. O ministro Fernando Haddad reforçou que a reunião tem como objetivo acertar os detalhes finais do plano.
Críticas e ajustes no planejamento fiscal
Em entrevista, Lula criticou a “hipocrisia” do mercado financeiro na discussão sobre os cortes e cobrou mais colaboração do Congresso para a implementação das medidas. O presidente também destacou que os cortes não devem ser feitos “em cima das pessoas mais necessitadas”, buscando preservar a equidade social.