quarta, 23 de janeiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Lily Farias

Prefeito interino

Publicado em 12/01/2019 00h10

Prefeito interino
Chapa única

O vice-prefeito de Capivari de Baixo, Aurimar da Silva, assumira interinamente o município até dia 20 de janeiro. A transmissão de cargo foi nesta sexta-feira de manhã, no gabinete do prefeito Nivaldo de Sousa, que se afasta para um período de descanso. Servidores municipais, empresários e vereadores, entre eles o presidente do Legislativo, Thiago Viana, estiveram presentes ao ato. Antes da assinatura do termo de transmissão, Nivaldo fez um balanço das principais ações e realizações em 2018, e relatou os projetos em curso ou programados para este ano. Aurimar agradeceu a todos, em especial aos servidores, pela dedicação em suas funções, o que, segundo ele, tem sido um diferencial para o sucesso da administração municipal. Sousa reassume o cargo de prefeito no próximo dia 21.

Chapa única
Lideranças políticas dos municípios atendidos pela Coorsel têm manifestado apoio à Chapa 1. Até o momento há apenas uma chapa inscrita. Se não houver mudanças até o dia da votação, Ivanir Vitorassi e Pedro Tezza serão reconduzidos ao cargo. O prazo para as inscrições das chapas é até segunda-feira. Havendo novos registros, a votação será no domingo (20), em Treze de Maio, Orleans, Tubarão, Sangão e Jaguaruna. O prefeito de Treze de Maio, Clesio Bardini de Biasi, o prefeito em exercício de Pedras Grandes, Josimar Bergman, e lideranças políticas de Tubarão também declararam apoio ao atual presidente.

Mil palavras
O vereador Daguimar Nogueira (PSB), de São Bento do Sul, protagonizou uma cena inusitada durante a semana. Ele estava tentando atravessar a faixa de pedestre, mas um carro parou em cima da sinalização. Ele não pensou duas vezes e passou por cima do veículo. O caso aconteceu na última terça-feira. O legislador contou que estava indo pegar seu carro no estacionamento de um supermercado quando foi “barrado” na faixa. “Não podemos deixar a cidade se tornar pequena por conta do espírito de cidade grande. Por isso fiz o que fiz, porque existem pessoas que só estão preocupadas consigo mesmas. São Bento é um município espetacular, porém existem coisas que acontecem em nosso cotidiano que não deveriam ocorrer”, justifica.

Vai fechar as contas
Quem ficou responsável em encerrar as contas da ADR de Tubarão foi o servidor de carreira Emerson Tártari, nomeado gerente de Administração. De acordo com o governador Carlos Moisés, nos próximos dias sairá o decreto de desativação das 20 agências espalhadas pelo Estado. Ainda não há informação detalhadas sobre quando serão fechadas, mas nesta primeira etapa são extintos 132 cargos em comissão. E em um segundo momento serão extintos mais 80 cargos comissionados. O impacto financeiro de todas as medidas só poderá ser determinado no fim do processo.

Maior túnel da região Sul
A construção dos dois túneis para a Transposição do Morro dos Cavalos serão as maiores galerias escavadas em maciços rochosos para a duplicação rodoviária da BR-101 Sul, tanto no trecho catarinense quanto no segmento gaúcho de obras. Com 2,2 mil metros projetados, os túneis de Palhoça ultrapassam em 359 metros as galerias de Morro Alto, em Maquiné (RS), a maior construção escavada e liberada - que tem 1.841 metros.

Morro do Formigão
No trecho catarinense, o maior túnel construído e liberado é do Morro Agudo, em Paulo Lopes (km 256), com 1.014 metros de extensão. Nesse maciço rochoso há uma galeria construída para abrigar o fluxo de veículos no sentido Florianópolis-Porto Alegre, assim como o túnel do Morro do Formigão (km 337). Porém, a transposição construída em Tubarão é menor, com 530 metros de extensão. Morro Alto foi o primeiro dos túneis a ser liberado ao tráfego de veículos, em dezembro de 2010, Morro Agudo em maio de 2012 e do Formigão em julho de 2015.

Posse de armas
O presidente Jair Bolsonaro deve assinar, até a próxima terça-feira, o decreto que regulamenta a posse de armas de fogo no Brasil. Segundo o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), o texto deve incluir anistia a portadores de armas irregulares, permitindo que o cidadão que tem arma em casa, sem registro ou com o documento vencido, faça o recadastramento. Fraga acrescentou que o decreto deverá ainda suprimir a necessidade comprovada para obtenção de posse de arma de fogo. Segundo o deputado, bastará o cidadão informar o motivo pelo qual deseja ter uma arma em casa.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital