quarta, 23 de janeiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Lily Farias

Parceria inovadora

Publicado em 10/01/2019 00h14

Parceria inovadora
Mil palavras

A Petrobras procurou a Unisul para fazer uma parceria inovadora: utilizar o laboratório da universidade para realizar pesquisas e desenvolver um catalisador para a produção de um polietileno especial para a confecção de cabos navais. Esta tecnologia seria a primeira em todo o mundo. A criação do catalisador foi idealizada pelos professores Richard Faraco Amorim, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Unisul, e Leandro dos Santos Silveira enquanto trabalhavam como consultores para a Petrobras, entre 2008 e 2012. Para que a parceria seja concretizada, os laboratórios da Unisul precisam ser credenciados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A expectativa é que, até fim de março, todas as etapas do credenciamento já estejam finalizadas.

Acessibilidade
Agora as postagens do governo de Santa no Facebook contarão com a hashtag #PraCegoVer. Um projeto para disseminação de acessibilidade nas redes sociais, em que a hashtag funciona como uma audiodescrição da imagem. Assim ela pode ser identificada pelos deficientes visuais, com o uso de programas de leitura, que transformam o texto em palavras.

Aclamação
A chapa única liderada pelo prefeito de Tubarão, Joares   Ponticelli, foi homologada para comandar a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na gestão 2019/2020. A chapa de consenso foi deliberada pelos prefeitos indicados ao processo eleitoral pelas 21 associações de municípios. “Sempre fui um defensor do associativismo. Estou muito motivado para esse novo desafio. Temos um time com excelentes nomes, que tem todas as condições para cumprir as várias demandas e pautas da Fecam”, destaca.

Mil palavras
Desde que foi inaugurada, em 2015, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, está iluminada, mas a conta de energia nunca foi paga. Isso porque há um impasse entre a prefeitura e a União, que não querem arcar com um valor mensal de R$ 14 mil. A dívida já passa dos R$ 500 mil. Atualmente, a obrigação do pagamento é da municipalidade, que alega não ter condição de pagar, e entrou com um processo na justiça, perdeu a causa na comarca de Laguna e no TRF-4 e, agora, espera a decisão do Supremo. Quem irá decidir com quem ficará a conta será o ministro Gilmar Mendes. Mesmo com o pagamento em atraso, a ponte vai continuar iluminada porque há uma liminar que impede a Celesc de suspender o fornecimento.

Política e empreendedorismo
O deputado federal eleito, Daniel Freitas (D), participou do encontro Empreendedores Brasil, na semana passada, em Balneário Camboriú. Na foto ele aparece com o irmão, Alexandre Freitas (E), e Luciano Hang, dono das lojas Havan. A imagem foi postada nas redes sociais, e Daniel diz ter satisfação de fazer parte do evento. “Entre os participantes, cito meu amigo e empresário Ricardo Faria, o senador Cidinho e o anfitrião, Paulo Golin. Pessoas que, como nós ajudam a alavancar a economia do nosso país, gerando renda, oportunidades e, agora e mais do que nunca, serão peças fundamentais na retomada do crescimento do Brasil. Pois quem empreende sabe que são muitos os desafios e as barreiras enfrentadas todos os dias, mas a motivação que não nos faz desistir é ainda maior”, escreveu Daniel, no Facebook.

Elas no poder
Em 2019, a Câmara de Vereadores de Jaguaruna terá como presidente uma mulher, Joelma de Miranda Cruz (PSD). Esta é a segunda vez que a Casa é presidida por uma vereadora. A primeira foi 1998, quando o comando ficou com Eva Souza Alano.

Sinalização vertical
O Dnit/SC começou ontem a instalação de 140 novos elementos de sinalização vertical na BR-101 Sul, que vai do km 300 em Laguna até o km 463, em Passo de Torres, na divisa com Rio Grande do Sul. Serão novas placas, painéis, marcos quilométricos e marcadores de perigo (acesso a viadutos e vias laterais), para reposição de unidades danificadas ou instalação em novos locais segundo necessidade.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital