quarta, 23 de janeiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Lily Farias

É difícil se despedir

Publicado em 08/01/2019 00h56

É difícil se despedir
É difícil se despedir

Não dá para começar a coluna de hoje sem falar da perda do nosso amigo Clovis dos Santos, o famoso Mukirana. Foi difícil ter que escrever o dia todo sobre a morte dele, que além de trágica, foi precoce, tinha apenas 44 anos. Sempre envolvido com comunicação, conheci o Muki na época da faculdade, no começo dos anos 2000. Ele até que tentou fugir desse mundo doido, mas foi aqui que se encontrou, no jornalismo. Foi colunista em diversos jornais impressos, inclusive no Notisul. Apresentava programas e tinha um site de notícias. Então fica aqui a homenagem do Notisul para o Muki, e um abraço para toda família que passa por um momento de dor.

Portal turístico
A empresa Pavimentadora Alfa, vencedora do processo licitatório para a obra de duplicação da avenida Salvador Joaquim Nunes, acesso principal de Capivari de Baixo, e construção de um pórtico no local, iniciou os trabalhos na manhã de ontem. A ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira, no gabinete do prefeito Nivaldo de Sousa, com a presença do representante da empresa e de servidores municipais. A obra está orçada em R$ 821.392,07 e deve ser executada em um prazo de 120 dias. Prevê a duplicação da pista num trecho de 250 metros de extensão, canteiro central, implantação de ciclofaixa, calçadas, iluminação pública subterrânea, reestruturação da pista antiga com reconstrução de todo o pavimento e redimensionamento da rotatória. Contempla também o recapeamento do trecho em frente à Praça Jacob Locks até os trilhos, em uma extensão de 170 metros, e sinalização viária no trecho total, ou seja, 420 metros. Serão 7.405 m², sendo o investimento com recursos próprios.

Autoridade no assunto
Para começar o ano tratando com prioridade a relação dos temas economia e política, a Fecam e Fiesc reunirão prefeitos e empresários de todo o Estado na próxima terça-feira, em palestra sobre os cenários 2019. Com os novos governos, recentemente empossados, algumas medidas anunciadas e outras em expectativa, as entidades se mobilizam para ouvir o doutor em economia do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), Samuel de Abreu Pessôa. Considerado um dos pesquisadores mais conceituados do país, Samuel palestrará na sala Milton Fett, da Fiesc, em Florianópolis, às 15h.


O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, encabeça chapa para a nova diretoria da Fecam. A nominata foi registrada nesta semana e já foi divulgada oficialmente.

No ramo dos negócios
Tubarão aparece como um dos melhores municípios do Brasil para a realização de negócios. E em 2018, não foi diferente. Em estudo realizado pela consultoria Urban Systems, a cidade permanece como uma das 50 melhores brasileiras neste ranking, com destaque para o posicionamento em nível estadual, onde aparece na 4ª colocação. À frente de Tubarão, estão Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí, que ocupam, em nível nacional, as posições 24, 35 e 36, respectivamente. Na liderança, a capital do Espírito Santo, Vitória, desbancou São Paulo, líder em 2017. Para elaborar o ranking, a Urban Systems analisou indicadores diversos, como socialdemográfico, econômico, saúde, educação, financeiro, transporte e infraestrutura. Cada indicador tem um peso conforme a importância e atualidade, com a pontuação máxima, em 2018, chegando a 26.

Retorno das atividades
Os cartórios eleitorais e a sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina retomaram às atividades no horário de expediente normal, desde ontem. A sede voltou a funcionar das 13 às 19h. Já o horário de atendimento ao público externo de cada cartório pode ser consultado no site do TRE-SC. Os prazos processuais, as audiências, julgamentos e sessões plenárias seguem suspensos e serão retomados no próximo dia 21.

Educação sexual e política

Pesquisa Datafolha mostra que para a maioria dos brasileiros, educação sexual e assuntos políticos devem sim ser tratados nas salas de aulas. Os temas dividem opinião no país e têm sido alvos de ataques nos últimos anos por parte de grupos conservadores e religiosos. O Datafolha ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios nos dias 18 e 19 de dezembro. A presença de assuntos políticos nas escolas tem o maior apoio: 71% concordam, sendo que 54% apoiam totalmente. Entre os 28% dos que se opõem à discussão política nas aulas, 20% dizem discordar totalmente. Os outros 8% declinam em parte. Já o apoio à educação sexual nas escolas alcança 54%. O endosso é maior entre as mulheres (56%) do que entre homens (52%). A pesquisa mostra que, enquanto 35% das pessoas concordam totalmente, os que desaprovam totalmente também somam outros 35%.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital