quarta, 23 de janeiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Lily Farias

De volta como estava

Publicado em 20/12/2018 01h02

De volta como estava
A Amurel é logo ali

O ano de 2018 está sendo bem agitado na Câmara de Capivari de Baixo. A novidade da semana é que a justiça determinou que os vereadores China e Thiago Viana voltem à mesa diretora em 2019. Assim, China assumirá como chefe do Legislativo a partir 1º de janeiro e Thiago em 2020. Conforme acordo entre os vereadores eleitos quando iniciou a atual legislatura, Camilo seria presidente em 2017, China em 2018, Thiago em 2019 e Zé da Gaita em 2020. Mas no fim de 2017, Camilo ingressou, na justiça, um pedido de anulação dessa eleição, solicitando uma nova composição. A decisão foi favorável e Adam Machado foi eleito presidente em 2018, Praxedes ficaria na presidência em 2019 e Zé da Gaita se manteve como último presidente. Com a mudança, Zé vai continuar na cadeira que está hoje, bem longe da presidência, e Praxedes sentiu o gosto do “poder” durante dois dias, quando Adam assumiu, interinamente, como prefeito. Que ano, hein... Casa da Mãe Joana, duodécimo, presidência... que mais?

A Amurel é logo ali
Representantes do maior grupo chinês de investimentos, Citic Construction, estiveram com o prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio, nesta semana, para conhecer o local. A empresa pretende investir na cidade, que ultimamente vem se destacando cada vez mais como um potencial turístico nacional e internacional. O que motivou a vinda dos gringos foi a aprovação do Plano do Diretor, que criou a Zona de Turismo, incentivando a implantação de hotelaria, turismo gastronômico, rural e parques aquáticos em torno das lagoas. A lei foi sancionada ontem. Se os chineses derem mais um passo, a Amurel é logo ali, tem uma diversidade turística e carece de mais incentivo.

Mil Palavras
O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinou a Portaria de Ordenamento para autorização e cadastramento da atividade comercial do turismo de observação de Baleias-Francas, embarcado. Ele é válido para  cidades do litoral Sul de Santa Catarina, que pertencem à Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca. Suspenso desde 2012, por decisão judicial, a ação estava condicionada a ser liberada após a apresentação, pelo ICMBio, de um Plano de Fiscalização da atividade. Segundo a diretora do Projeto Baleia-Franca, Karina Groch, se houver o devido controle, fiscalização e regras específicas, o turismo embarcado pode ocorrer sem problemas aos cetáceos.

De quem é a opinião

"Os políticos precisam mudar"

A opinião é do desembargador Ricardo Roesler. Ele presidiu, nesta terça-feira, a diplomação dos candidatos eleitos (governo do Esatdo e deputados estaduais). A solenidade foi no auditório do Tribunal de Justiça, em Florianópolis. Ricarddo disse que é preciso compreender melhor o momento que a sociedade vive e quem afirma isso são os cidadãos. “Eles precisam atentar para o controle dos gastos públicos, transparência na administração e políticas sociais”.

Indulto de Natal e fim de Ano
As famosas saidinhas ocorrem sempre em uma data comemorativa. Os detentos têm direito a ficar uma semana fora da prisão. Tem direito quem cumpriu um sexto da pena total e tem bom comportamento. Mas é preciso obedecer a regras, uma delas é o recolhimento noturno. Descumprindo as leis, eles respondem processo administrativo disciplinar, têm o benefício revogado e estão passíveis à regressão de regime. Em Tubarão, 105 apenados terão direito ao indulto neste fim de mês: 61 no Natal e 44 no final do ano.

Mais energia
As altas temperaturas, aliadas aos sistemas de refrigeração das residências e comércio, operando ao mesmo tempo, levaram a Celesc a bater um recorde histórico de demanda em seu sistema elétrico. Às 15h da quarta-feira da semana passada, a quantidade de energia exigida foi de 4.826 megawatts (MW), 1,4% superior ao recorde anterior, de 4.760 MW, registrado em 20 de fevereiro do ano passado, também às 15h. E o verão só vai começar amanhã.

Pegou mal
A notícia de que o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar suspendendo a prisão de condenados em segunda instância, não foi bem aceita. Não se fala em outra coisa. A sociedade e políticos já se manifestaram e não economizaram palavras para expressar o sentimento de indignação. Um dos beneficiados pela decisão poderia ser o ex-presidente Lula da Silva. A defesa iria pedir, ainda ontem, a soltura do petista.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital