quarta, 23 de janeiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Lily Farias

Sangue raro

Publicado em 19/12/2018 00h17

Sangue raro

O Hemosc está pedindo doações de sangue “O- (negativo)”. Por ser mais difícil de ser encontrado, esse tipo sanguíneo está abaixo do ideal no banco de doações. O pedido é válido ainda para os próximos dias e, claro, para doações de todos os grupos. Vale lembrar que entre dezembro e fevereiro, o Hemosc tem um déficit de doações, e quem puder contribuir pode salvar muitas vidas. Para doar é só ir a um banco de sangue mais próximo. Em Criciúma, o horário de atendimento é das 7h30 às 18h30. Em Tubarão, o Hemosc atende das 7h30 às 12h30, e os agendamentos podem ser feitos pelo número (48) 3626-7383.

Cartão-postal
O Ministério Público de Santa Catarina requer a indisponibilidade de bens de 12 envolvidos na execução e fiscalização dos serviços de recuperação da Ponte Hercílio Luz. A ação civil pública por atos de improbidade administrativa com pedido de ressarcimento de R$ 233.675.518,92 aos cofres públicos foi ajuizada na última segunda-feira, pela promotora de Justiça Darci Blatt, titular 26ª PJ da comarca da capital. Na ação, ela demonstra que em dois dos 11 contratos celebrados de 1990 a 2006, há uma série de ilegalidades. “Não há dúvidas de que houve grave descaso com o dinheiro público, momento no que diz respeito aos agentes políticos e servidores públicos que tinham a função precípua de zelar pelo dinheiro público”, escreveu Darci Blatt, na ação, que está agora sob análise do juiz de direito da Vara da Fazenda Pública da comarca de Florianópolis.

Operação Veraneio
Começou na manhã de ontem a Operação Veraneio 2018/2019, e tem como intuito garantir um ambiente mais seguro para as férias de turistas e catarinenses. O trabalho será coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada, presidido pelo secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior. A operação é deflagrada em 61 dos 295 municípios do Estado, e investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões. “É um aparato muito grande envolvido e essa integração ocorre de maneira cada vez mais forte, pois acreditamos em resultados sempre melhores”, projeta Alceu.

Mil palavras
Pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e agentes da Polícia Militar Ambiental, tentam se aproximar de um filhote de boto que apareceu morto no mar em Laguna, próximo aos molhes da Barra, para investigar o que pode ter causado o óbito. Porém, a mamãe boto está em processo de luto e não deixa ninguém chegar perto. Toda vez que alguém se aproxima ela puxa o filhote para dentro da água na tentativa de escondê-lo. O professor da Udesc Laguna, Pedro Castilho, diz que “quanto mais o tempo passa, mais os tecidos se degradam e a qualidade das análises fica prejudicada”. Os pesquisadores estão monitorando o filhote e a mãe e, dependendo da resposta comportamental dela, a equipe os deixará sozinhos, sem intervenção.

Ainda sobre o agronegócio...
Prestes a assumir como integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal eleito Daniel Freitas (PSL) está mostrando engajamento e apoio ao setor. Nesta semana, Daniel foi recebido por Willi e Jaqueline Backes, organizadores da Agroponte - Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar, realizada há oito anos, em Criciúma. Participam do evento 40 cidades representando as três associações de municípios do Sul catarinense, Amrec, Amesc e Amurel, que recebe cerca de 100 mil pessoas durante cinco dias. “Precisamos fomentar ainda mais a cadeia produtiva em Santa Catarina e no Brasil, investindo em programas que aumentem a competitividade e a qualidade de vida dos produtores rurais, atraindo mais investimento e fortalecendo o setor”, enfatizou Daniel.

De quem é a opinião

"O Brasil está se redesenhando”

Para o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, o Brasil hoje está numa fase de transformação e algumas mudanças são “irreversíveis”. “Se a descentralização das concessões for interessante, vamos descentralizar”, afirmou, em encontro com industriais na sede da Firjan. Ao iniciar sua palestra, Guedes afirmou que ainda há empresários que esperam pelo protecionismo do governo, assim como acontece com sindicalistas. Em sua opinião, “o Brasil é um país rico, virou o paraíso de burocratas, de piratas privados, em vez de ser o País do crescimento econômico”.

Mesa diretora
A oposição venceu a eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Imaruí para o biênio 2019-2020, realizada na última sessão deste ano, nesta segunda-feira. O vereador Iremar Alfredo Florentino (PDT) foi eleito presidente e Patrick Corrêa (PR), vice-presidente. Os vereadores do PP, incluindo o presidente, Luiz dos Passos, e Simone, além de Marcos (PRB), apoiaram a chapa vencedora. O presidente eleito, em acordo firmado, cederá o cargo em 2020 a Patrick. A eleição contou com chapa única, pois a situação não registrou chapa.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital