domingo, 16 de dezembro de 2018
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Lily Farias

Questão de tempo

Publicado em 27/11/2018 00h10

Lucas Esmeraldino anunciou oficialmente a renúncia ao cargo de vereador de Tubarão. Ele entregou o documento na quinta-feira e ontem formalizou a decisão. Lucas não falou declaradamente se assumirá alguma secretaria no governo do Estado, mas todo o trabalho que fez em nome do PSL dá a entender que é questão de tempo. O agora ex-vereador limitou-se a dizer que com sua saída da Câmara terá mais liberdade para exercer as ações que Santa Catarina precisa e o catarinense quer. Quem assumiu a cadeira de Esmeraldino foi o vereador Gilson Paes Vieira.

Veto foi rejeitado
Foi em meio a uma sessão tumultuada que os vereadores de Capivari de Baixo derrubaram, na noite de ontem, o veto da emenda que prevê o aumento do duodécimo para a Câmara. Houve muita discussão e bate-boca entre os edis. Agora a esperança dos capivarienses é o prefeito Nivaldo acionar o Ministério Público. E certamente ele vai continuar honrando a palavra. Votaram para derrubar o veto: Zé da Gaita, Jean Rodrigues, Pedro Camilo, Cristiano Praxedes, Phelipe Schmoeller e Ismael Martins. Os vereadores Thiago Viana, Edson da Elétrica, Fernando da Casan, Herivelton de Souza e Adam Machado votaram a favor do prefeito.

Política, economia e comunicação
É no próximo sábado que vai ocorrer o seminário “O futuro político de Santa Catarina e do Brasil”. O evento vai reunir grandes nomes do cenário da política no Estado e de acordo com Laércio Menegaz, consultor político e promotor do evento, será um encontro para entender um pouco mais do que foi a eleição deste ano e quais são os apontamentos para a política, economia e a comunicação em 2019. Até semana passada, havia mais de 150 inscritos. O seminário será no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo. A programação completa pode ser conferida no #PortalNotisul, e tem matéria completa na página 3 desta edição.

Tem que haver contrapartida

O presidente Michel Temer (MDB) deve sancionar, até amanhã, o projeto de lei que reajusta em 16,38% o salário dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Em conversas reservadas, Temer já afirmou que concederá o acréscimo em troca do compromisso de ministros da Suprema Corte de rever o pagamento do auxílio-moradia. Se aprovado, o salário dos magistrados irá dos atuais R$ 33,7 mil para R$ 39,3 mil.

Confraternização

O deputado federal eleito, Daniel Freitas, recebeu, no sábado, para um almoço de confraternização, o governador eleito, Carlos Moisés, a vice-governadora eleita, Daniela Reinehr, e os deputados federais e estaduais eleitos pelo PSL/SC.  O presidente estadual da sigla, Lucas Esmeraldino, também estava presente; além de familiares do deputado e o patriarca da família Freitas, Hilário Freitas, filho de Diomício Freitas.

Liderança
Hoje, o futuro líder da bancada do PSL na Assembleia Legislativa, deputado eleito Felipe Estevão, reunirá os seis parlamentares do partido. Em pauta, a eleição à Mesa Diretora da Casa, em fevereiro do ano que vem. Estevão afinou sua atuação junto aos colegas deputados, correligionários e especialmente com o governador eleito. Foi durante o almoço que o federal eleito Daniel Freitas ofereceu, em Governador Celso Ramos, no sábado, aos pesselistas. Estevão municiou Moisés sobre a situação que envolve a eleição interna do Legislativo. Felipe terá uma posição de destaque na construção desse processo que elegerá o próximo presidente, vice e demais cargos na Alesc. Já se definiu, por exemplo, que os seis deputados do PSL votarão fechados, na mesma direção. O grupo ainda não definiu o rumo a ser seguido, mas pode haver surpresas no caminho.

Sintonia - sequência
O governador eleito gostou da ideia de participar de um café, que será organizado pelo líder da bancada, com os demais deputados da próxima legislatura. Das mais variadas legendas, Felipe Estevão já está fazendo e vai aprofundar o trabalho de interlocução política entre a bancada, lideranças da Alesc e o governo do Estado. Importante frisar que ele também atua em fina sintonia com o futuro líder do governo, deputado eleito Onir Mocellin, que estará mais dedicado às questões de projetos de interesse do governo no contexto do parlamento estadual. O nome do PSL para compor a Mesa é o do deputado eleito Ricardo Alba, que também participa das articulações.

Um dia a mais na agenda
Com a grande procura para o Innovation Summit SC - Inovação Aplicada à Realidade, os organizadores do evento resolveram fazer o Esquenta ISummit e incluiu mais um dia na programação, amanhã. Serão mais de 20 horas de atividades na Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto e, quem quiser participar, ainda há inscrição com desconto promocional. O ISummit abordará, entre os dias quarta e sexta-feira, temas direcionado à micro, pequena e médias empresas (PME). Outras informações no site www.isummit.com.br.

Pacto Federativo
Entre ontem e hoje, o prefeito de Tubarão Joares Ponticelli participa da 74ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos, em São Caetano do Sul (SP).  O objetivo do encontro é consolidar diretrizes para apresentar ao novo governo federal. Ponticelli diz que pedirá ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, que inicie a mudança do atual modelo do pacto federativo. O debate em torno do pacto é amplamente discutido entre gestores públicos e privados, sobretudo as questões fiscais.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital