domingo, 16 de dezembro de 2018
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Lily Farias

Mais Médicos na Amurel

Publicado em 24/11/2018 00h10

As cidades de Jaguaruna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Braço do Norte, Armazém e Rio Fortuna aguardam a vinda de novos profissionais do Programa do governo federal “Mais Médicos”. Depois que os cubanos foram descredenciados, na semana passada, o governo abriu um edital para novas contratações.
Na Amurel, havia um total de sete médicos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, as novas contratações ocorrerão a partir de dezembro. Em Santa Catarina, há vagas, no programa, para 573 médicos: 250 eram cubanos atuando em 140 municípios, além de 11 profissionais atendendo em aldeias indígenas. Na página 3, outros detalhes sobre o assunto.   

Só em 2019
A Executiva Nacional do MDB prorrogou por 150 dias os atuais mandatos das Executivas estaduais. Isso significa que o MDB de Santa Catarina, que se programava para realizar a convenção no próximo mês, continuará sob o comando do deputado federal Mauro Mariani, pelo menos até o fim de maio de 2019 - quatro meses antes da convenção nacional, marcada para 4 de setembro.

Possibilidades

Mariani já anunciou que não pretende disputar novas eleições, mas não deixou claro se isso inclui também reeleição como presidente de partido (MDB). O governador Eduardo Moreira afirmou que quer presidir a sigla novamente, mas condicionou a decisão à unanimidade em torno de seu nome, deixou bem claro que não quer participar de eleição. Quem também deve entrar nesta disputa é Carlos Chiodini, que se licenciou da Alesc para ser secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e este ano se elegeu deputado federal.

Brasília, no momento não

O consultor político Laércio Menegaz nega as informações de que irá atuar no gabinete do deputado federal eleito Daniel Freitas (PSL), em Brasília. Laércio disse que seu compromisso com o PSL acabou no dia 28 de outubro, 2º turno. Os rumores de que ele se mudaria para a capital federal surgiram porque Laércio foi coordenador da campanha de Daniel e é muito comum, neste meio, os coordenadores assumirem um cargo de confiança no gabinete de seus candidatos eleitos. Laércio disse que está em uma fase empresarial, não tem compromisso com nenhum partido, vai continuar fazendo consultorias políticas e que no momento não pretende se filiar a nenhuma sigla.

Ponte flutuante
O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, foi a Florianópolis nesta quarta-feira para apresentar, ao o diretor de Manutenção e Operação do Departamento de Infraestrutura do Estado (Deinfra), Delbi Joel Canarin, a proposta para a solução da ponte interditada que dá acesso à Praia do Rosa. O prefeito foi acompanhado do diretor do Departamento de Trânsito do Município (Demutran), Antônio Roz. A prefeitura pretende instalar uma ponte flutuante até dezembro, para suprir o fluxo na temporada de verão. E, para controlar o trânsito, que terá fluxo único, os técnicos estudam a possibilidade de instalar um semáforo ou uma rótula alemã.

Comunicação
O coronel Flávio Graft foi nomeado pelo Comandante Moisés para coordenar o sistema de comunicação na transição. Flávio já trabalha no Centro Administrativo como oficial de comunicação da Polícia Militar e outros dois jornalistas. O governador eleito ainda não abriu a agenda para atender a imprensa, mas utiliza a estrutura do Estado para divulgar as decisões que toma durante as reuniões de transição, além de se comunicar, também, via redes sociais - uma característica do PSL. Graft disse que Moisés só falará à imprensa quando tiver pronta a Reforma Administrativa.

Quitação de dívida

A dívida de R$ 81 milhões do governo do Estado com os municípios catarinenses começará a ser quitada a partir de 2019. O valor em atraso é referente ao repasse às Secretarias de Saúde para investimento na área nas cidades. Em audiência judicial de conciliação, o governo aceitou a proposta de acordo feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e o pagamento será feito em 35 parcelas mensais, iniciando a primeira em março de 2019 com prazo até 15 de abril. A inadimplência acarretará em sequestro do valor necessário para o repasse aos municípios.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital