Licitação para dragagem e remodelagem do Canal da Barra deve ser lançada até abril

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

A licitação para o projeto de dragagem, derrocagem e remodelagem do Canal da Barra, em Laguna, será lançada até abril deste ano, de acordo com a assessoria de imprensa da Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf). A obra é aguardada com ansiedade por líderes locais, que cobram uma solução para o local, que é constante cenário de acidentes com barcos pesqueiros. A proposta é melhorar a vazão e minimizar os riscos de cheias na região, além de contribuir para a segurança da navegação.

A licitação foi cobrada por lideranças locais

Na última semana, a licitação foi cobrada por lideranças da região, especialmente em razão da demora e da falta de novidades. Sete meses atrás, deputados da Bancada do Sul destinaram R$ 5 milhões para a elaboração dos projetos básicos e executivos necessários para a dragagem da área do Porto de Laguna. A demora no lançamento da licitação gerou um aumento na pressão da comunidade e das autoridades locais.

O projeto envolve dragagem e remodelagem dos molhes

O projeto é abrangente e inclui a remodelagem dos molhes e da entrada da barra, além de um levantamento hidrográfico, prospecção de estruturas e elaboração dos projetos básicos para a dragagem e remodelagem. A estimativa é de que a execução dessas etapas iniciais tenha um custo de R$ 3 milhões, com um prazo de 450 dias para conclusão.

Investimentos necessários para a segurança e eficiência

Para garantir a eficiência da obra, a proposta também inclui um levantamento hidrográfico detalhado e o projeto executivo de dragagem do canal de navegação ao porto, que terá uma extensão de 2,7 quilômetros. Para isso, serão necessários mais R$ 2 milhões. A execução completa do projeto pode superar os R$ 70 milhões. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Ivan Amaral, destacou a importância da obra, mencionando o risco de alagamentos que a cidade enfrenta, como evidenciado pelas recentes chuvas. Ele alertou para o impacto de não realizar as obras, citando a Barra do Camacho, em Jaguaruna, como exemplo da importância de soluções estruturais.