Sem muito blábláblá, todos sabem da importante necessidade de o setor empresarial investir constantemente em assessoramento preventivo em suas corporações. E hoje, mais do que nunca, existe todo o tipo de assessoria: jurídica, fiscal, contábil, ambiental, financeira e etc. 

Mas, poucos falam e, muito poucos investem, de fato, no capital mais importante de uma empresa: o capital humano. Não se trata de custear cursos de aperfeiçoamento do colaborador e tampouco lhe proporcionar um ambiente físico de trabalho adequado, ergonômico, com tecnologias atuais. Trata-se de cuidar da saúde física e mental daquele que faz sua empresa funcionar todos os dias. 

O mundo de hoje enfrenta uma epidemia de pessoas portadoras de doenças mentais e sérios problemas de saúde decorrentes do sedentarismo e sobrepeso. E o que o setor empresarial está fazendo para enfrentar esses problemas? Nada, com raríssimas exceções.

Sou do tempo em que os colégios incentivavam bastante a prática de atividades físicas, além da matéria de educação física. Treinava ao menos duas vezes por semana voleibol com o professor Grade. 

E, para chegar ao Colégio Dehon, ia a pé da casa de meus pais, perto do campo do Hercílio Luz, feliz da vida e ansioso para mais um dia de treino. E essa “educação física” que recebi anos atrás, hoje me faz perceber a importância de cuidar da saúde física e mental, pois ambas são “ferramentas” de trabalho como qualquer outra.

Investir em assessoramento de atividade física nas empresas é extremamente importante, pois, além de melhorar a saúde dos colaboradores, proporciona maior integração entre os funcionários e cria um ambiente de trabalho mais prazeroso e eficiente.

Pessoas motivadas trabalham melhor; criam um ambiente de trabalho capaz de dar eficiência ao processo de produção e/ou prestações de serviços; comprometem-se totalmente e fomentam o companheirismo; buscam bater metas pessoais e torcem umas pelas outras; valorizam a marca e destacam para a comunidade a responsabilidade social da empresa.

Investir nos relacionamentos internos através de programas de assessoria de atividade física corporativa, é uma das infinitas alternativas do setor empresarial para melhorar suas receitas e reduzir os impactos desses tempos de crise econômica.