Início Notisul Escola Leia e aprenda mais!

Leia e aprenda mais!

Karen Novochadlo
Tubarão

Quem não lê não aprende! A leitura é fundamental para o aprendizado. Ao ler um livro, um jornal, uma revista, ganhamos conhecimento, além de melhorarmos a nossa escrita e vocabulário. Também desenvolvemos senso crítico e a imaginação.

O hábito deve ser estimulado na infância, desde pequenininhos. “Pais leitores terão filhos leitores. O ambiente familiar cria costumes. Se a criança for acostumada desde bebê a escutar e interagir com as histórias, vai descobrir o prazer da leitura naturalmente. A partir do momento que a criança aprende a gostar de ler, espontaneamente cria o hábito”, explica a professora do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Dehon, Rosandra Sachetti Hubbe.

Mas se você nunca foi muito chegado, nunca é tarde demais para aprender. Quando diz que não gosta de ler, talvez não tenha encontrado um livro do seu agrado! Na última segunda-feira, muitas escolas da região comemoraram o dia nacional do livro infantil e do escritor Monteiro Lobato, criador das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Como criar um hábito pela leitura
• Visite livrarias ou sites de livros na internet;
• Existem vários gêneros literários, basta encontrar o seu;
• Faça da leitura algo prazeroso, e não uma obrigação;
• Tire uma horinha por dia para ler o seu livrinho;
• Visite bibliotecas.

Projeto “Conte uma história para mim”
Contar, ler e inventar histórias contribui para o desenvolvimento da imaginação! Com o objetivo de transformar a leitura em uma atividade prazerosa, professores do Colégio Dehon desenvolvem o projeto “Conte uma história para mim”.

As crianças entre 2 e 10 anos aprendem a importância da leitura de forma dinâmica. Cada uma escolhe um livro e, depois da leitura, narram para os colegas as histórias. Com essa prática, os estudantes começam a utilizar o livro como fonte de informação e conhecimento, além de desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.

“Com a leitura, ficamos inteligentes. Eu gosto de ler na escola e em casa também”, conta entusiasmada a aluna do 3ºano do fundamental Amabili Fernandes. O estudante Pedro Augusto Monteiro considera a prática saudável. “Aprendi na sala de aula que faz bem para o cérebro e para a saúde”, declara um pouco envergonhado.

Uma boa biblioteca
Para começar a ler, nada melhor do que pegar um livro em uma biblioteca. Os estudantes da Escola de Ensino Médio Dite Freitas dispõem de uma, com um acervo variado, repleto de materiais didáticos, paradidáticos, peças teatrais, romances, novelas, poesias, contos, crônicas.

Neste local, a aluna do 3º ano Priscila da Silva Souza sempre encontra seus livros preferidos, os da série Os Imortais. “Ler é trocar horas vagas por horas maravilhosas, e é por isso que eu não saio mais da biblioteca. As funcionárias são adoráveis, e sempre nos incentivam a ler”, revela.

Só no 1º bimestre do ano letivo, cerca de 800 títulos já foram emprestados. Assim que chegam as prateleiras, uma fila de alunos formam-se para pegá-los. Os mais buscados são os da série House Of Night, Poderosa, Os Imortais, Harry Potter, Diários do Vampiro, Rick Riordan, Dan Brown, Augusto Cury, Nicholas Sparks, dentre outros.

A estudante Rafaela Sebastião Bernardo, da 3ª série, pegou gosto pela leitura na escola. “Antes, eu não tinha o hábito de ler, e agora leio livros quase toda semana, por causa da variedade do acervo bibliográfico”, revela.
Para atualizar o acervo, os responsáveis pela manutenção buscam sugestões dos colegiais, acompanham a relação de materiais do vestibular e também a lista de livros mais vendidos. A aquisição dos novos títulos é feita através de patrocínio de pessoas e empresas.

Sair da versão mobile