Início Geral Laser mata células cancerígenas do sangue em tempo real

Laser mata células cancerígenas do sangue em tempo real

Uma equipe de cientistas da Universidade de Arkansas Medical Sciences testou com sucesso um laser que pode rastrear células cancerígenas e matá-las – tudo por fora da pele.

Apesar de ser completamente não-invasivo, “esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase”, disse Vladimir Zharov, autor do artigo publicado na Science Translational Medicine.

A ideia é matar as células cancerígenas antes que elas sejam capazes de metastatizar ou disseminar através do corpo – a principal causa de mortes relacionadas ao câncer.

Ao aplicar um laser nessas células tumorais circulantes, elas acabam absorvendo muito mais energia de calor do que as células normais. O calor faz com que eles se expandam e colapsem.

“O uso de lasers revolucionou o diagnóstico e tratamento de doenças. No entanto, o grande tamanho dos lasers impediu seu uso em muitas aplicações médicas no nível celular”, disse Zharo em um comunicado de 2017.

E os resultados são promissores: “Em um paciente, destruímos 96% das células tumorais”, disse Zharov. E isso, antes que eles ligassem o laser ao máximo de energia.

Não é o primeiro dispositivo desse tipo, mas Zharov afirma que é o primeiro a ser demonstrado em humanos. Dezenas de dispositivos tentaram algo semelhante, incluindo um dispositivo usado no pulso, montado por pesquisadores da Universidade de Michigan.

Mas o novo dispositivo tem outra grande vantagem: ele pode escanear um litro de sangue em 1 hora – muito mais rápido do que os dispositivos concorrentes.

Sair da versão mobile