Laguna
Laguna recebe em fevereiro a visita da professora Annita Garibaldi, bisneta da Heroína dos Dois Mundos, que virá da Itália, para participar de alguns eventos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, referentes ao projeto dos 200 anos da filha mais ilustre da cidade.
A visita é organizada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), que programou passagens pelas cidades de Garopaba, Lages e Anita Garibaldi, onde a descendente da homenageada vai plantar o híbrido Rosa de Anita.
“É com grande satisfação que recebemos, novamente, a visita de dona Annita Garibaldi. Esse sentimento é sentido também pelos municípios estão se preparando para recepcioná-la, inclusive, homenagens à descendente da nossa Heroína dos Dois Mundos estão previstas”, diz o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin.
Na programação em Laguna, Annita Garibaldi vai conhecer pontos históricos da cidade juliana e participar do bingo cultural e beneficente promovido pelo Departamento de Guardiãs de Anita.
Rosa de Anita
O híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa. Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.
Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptadas à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão.