A ponte Stélio Cascaes Boabaid, em Tubarão, recebeu iluminação em seu lado e nos acessos à rodovia Aggeu Medeiros. A ligação da rede elétrica foi concluída na última semana, enquanto a parte de Capivari de Baixo deve ser iluminada nos próximos dias.
Divisão da rede elétrica para compartilhamento de custos
A iluminação da ponte foi estrategicamente projetada com uma rede elétrica dividida em duas partes, permitindo que Tubarão e Capivari de Baixo compartilhem as despesas de energia, o que visa uma gestão eficiente dos custos e benefícios da estrutura. A rede do lado de Tubarão já está conectada, enquanto a iluminação de Capivari de Baixo deve ser ativada em breve. A gestão do convênio é conduzida pelo Cim/Amurel, garantindo o alinhamento entre as cidades para a manutenção e funcionamento da iluminação.
Construção e finalização da obra
A ponte, que foi construída pela empresa Traçado Construções e Serviços por um valor de R$ 18.663.163,86, passou pela fase final de pavimentação, sinalização e construção de laje de transição do lado de Capivari. A última etapa, envolvendo a instalação da iluminação pública, também foi concluída.
Furto de cabos e danos à estrutura
Em outubro, a obra enfrentou problemas quando aproximadamente 2 mil metros de fios de diferentes calibres foram furtados do lado de Tubarão. Além do roubo dos fios, caixas de concreto foram danificadas e outros materiais também sofreram avarias.
A inauguração oficial da ponte está prevista para a segunda quinzena de novembro, e a estrutura já está em uso desde setembro, atendendo a uma demanda antiga da população da região.