Justiça Eleitoral treina mais de 1,5 milhão de mesários para o 1º turno

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

A Justiça Eleitoral concluiu o treinamento de 1.516.027 mesárias e mesários neste sábado (5), às 23h59, para as Eleições Municipais de 2024. Desse total, 1.043.840 pessoas completaram o treinamento na plataforma EaD e pelo aplicativo Mesários, oferecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto 472.187 pessoas participaram de treinamentos presenciais até o dia 4 de outubro, conduzidos pelos cartórios eleitorais.

Treinamento não é obrigatório, mas garante eficiência no processo

O treinamento dos mesários, embora não seja pré-requisito obrigatório, tem o objetivo de garantir que esses colaboradores estejam bem preparados para atuar durante as eleições. Conforme o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), eleitores na fila de votação podem ser convocados para atuar como mesários em casos de ausência.

Funções dos mesários no dia da eleição

As funções dos mesários vão além de organizar as filas e conferir documentos. Eles preenchem a ata da votação, registrando todas as ocorrências durante o dia das eleições. Além disso, ajudam a garantir a transparência e a legitimidade do processo eleitoral, reforçando o papel fundamental que desempenham no fortalecimento da democracia.