Júlio Garcia é eleito presidente da Alesc pela quarta vez

FOTOS Bruno Collaço AGÊNCIA AL Divulgação Notisul
Neste sábado, 1º de fevereiro de 2025, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, o deputado estadual Júlio Garcia (PSD) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pela quarta vez. A eleição da nova Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos legislativos pelos próximos dois anos, contou com 38 votos favoráveis e duas ausências.

Composição da nova Mesa Diretora

A nova Mesa Diretora da Alesc para o biênio 2025-2026 ficou composta pelos seguintes parlamentares:

  • Presidente: Júlio Garcia (PSD)
  • 1º Vice-presidente: Fernando Krelling (MDB)
  • 2º Vice-presidente: Padre Pedro Baldissera (PT)
  • 1ª Secretária: Ana Campagnolo (PL)
  • 2º Secretário: Marcos da Rosa (União)
  • 3º Secretário: Lucas Neves (Podemos)
  • 4º Secretário: Oscar Gutz (PL)

A eleição ocorreu de forma tranquila, com a chapa única recebendo amplo apoio dos parlamentares presentes.

Perfil do presidente eleito

Júlio Garcia está em seu sétimo mandato na Alesc e assume a presidência pela quarta vez, sendo o parlamentar que mais vezes ocupou o cargo. Bancário e técnico em contabilidade, já presidiu empresas estatais como a Indústria Carboquímica Catarinense S.A (ICC), o Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e a Companhia de Água e Saneamento de Santa Catarina (Casan). Além disso, exerceu o cargo de governador do Estado por 12 dias em outubro de 2005 e foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, presidindo a instituição entre 2014 e 2015.

Atribuições da Mesa Diretora

A Mesa Diretora é responsável por conduzir os trabalhos legislativos e administrativos da Alesc. Entre as principais funções estão:

  • Presidente: Representa a Assembleia, conduz as sessões, compõe as comissões e pode substituir o governador do Estado conforme a Constituição.
  • 1º e 2º Vice-presidentes: Participam das reuniões da Mesa, substituem o presidente em suas ausências e, em caso de vacância, o 1º vice-presidente assume a presidência.
  • 1º Secretário: Dirige os trabalhos da sessão plenária na falta do presidente e vice-presidentes, recebe correspondências oficiais e distribui matérias para análise das comissões permanentes.
  • 2º Secretário: Substitui o 1º secretário na sua ausência, elabora atas das sessões plenárias e instrui proposições com a decisão do Plenário.
  • 3º e 4º Secretários: Auxiliam os demais secretários, substituindo-os em suas ausências, controlam prazos das comissões e promovem o trabalho de Relações Públicas da Assembleia.

A nova Mesa Diretora assume com o compromisso de manter uma relação harmônica com os demais poderes e instituições do estado, baseada no diálogo e respeito, resguardando a independência do parlamento.