Um grupo de jogadores brasileiros, incluindo Neymar, Thiago Silva, Bruno Henrique, Philippe Coutinho, Gabigol e outros, se uniu para pedir o fim dos gramados sintéticos nos estádios do país. Os atletas compartilharam um texto criticando o uso do piso artificial e destacaram a importância de investir em gramados naturais de qualidade.
Movimento dos jogadores ganha força
Na publicação feita pelos jogadores, a insatisfação com os gramados sintéticos ficou evidente. O texto compartilhado reforça a importância da qualidade dos campos para o futebol brasileiro e pede que os atletas sejam mais ouvidos nas decisões. Entre os principais pontos abordados, estão:
- A qualidade do espetáculo fica comprometida com gramados artificiais;
- Jogadores não foram consultados sobre o uso do gramado sintético;
- Clubes devem investir em gramados naturais em vez de optar pelo sintético.
Regulamento da CBF permite grama sintética
Atualmente, o uso do gramado sintético é permitido pelo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2024, mudanças foram aprovadas para que os times que mandam seus jogos em campos artificiais liberem o acesso ao time visitante para realizar um treino no local um dia antes da partida. Essa regra, no entanto, vale apenas para o Campeonato Brasileiro.
Pressão pode levar a mudanças futuras
Com a crescente insatisfação dos jogadores e o impacto que esse debate pode gerar, é possível que o tema volte a ser discutido nos próximos anos. A tendência é que os clubes e a CBF reavaliem a questão, principalmente se houver mais pressão por parte dos atletas e torcedores.