Início Geral Jairo Cascaes dá posse aos conselheiros tutelares de Tubarão eleitos em outubro

Jairo Cascaes dá posse aos conselheiros tutelares de Tubarão eleitos em outubro

FOTO: Divulgação Prefeitura de Tubarão / Prefeito Jairo Cascaes (PSD) deu posse aos cinco novos conselheiros de Tubarão
Os cinco conselheiros tutelares, eleitos em 1º de outubro de 2023, que irão atuar no mandato 2024-2027 tomaram posse nesta quarta-feira, dia 10. A solenidade aconteceu na Sala de Atos do Paço Municipal. Com a posse, começam a trabalhar imediatamente Jamile Motta, Professora Sara, Andréa Exterkoetter, Ari Cunha (Up Side) e Joyse Corrêa Albino . A nomeação de cada conselheiro foi assinada pelo prefeito Jairo Cascaes, na presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Nazarete Oliveira.
Também estavam na mesa de autoridades o delegado de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) Lucas de Sá Rezende, a Promotora de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tubarão Cândida Antunes Ferreira e o vereador Fabiano Modolon Corrêa, representando os demais vereadores do município.

Para o prefeito Jairo Cascaes, o início de gestão dos novos conselheiros é de fundamental importância para a sociedade tubaronense.

“Hoje se encerra um ciclo iniciado ano passado com a eleição dos conselheiros tutelares. É um momento importante e que nos dá alegria porque o Conselho Tutelar realiza um trabalho fundamental que é a manutenção dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”, destacou o prefeito.

Mais votado fora da posse

O jornalista, radialista, colunista da imprensa tubaronense e estudante de Psicologia, André Koch, eleito com 956 votos para membro do Conselho Tutelar ficou de fora da lista de novos conselheiros divulgada em meados de outubro de 2023. André foi acusado de ter feito campanha fora das regras da disputa.

Papel dos Conselheiros Tutelares

Cabe aos membros dos Conselhos Tutelares – pelo menos cinco conselheiros em cada órgão, que pode ser mais de um por município, a depender da quantidade de moradores na região – atuar como mediadores entre as instituições governamentais, a comunidade e as famílias, com o objetivo de assegurar o bem-estar das crianças e adolescentes.

Eleição nacional inovadora

As eleições de outubro passado utilizaram, pela primeira vez em todo o território nacional, as urnas eletrônicas, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, graças a uma intensa campanha de comunicação, a mobilização resultou no comparecimento de mais de 3 milhões de pessoas às urnas, número que representa aumento de 25,8% na participação de eleitores das capitais do país, em relação ao pleito ocorrido em 2019.

Sair da versão mobile