Aplicativo para gerenciamento financeiro

Pergunta relativamente frequente quando o assunto é organização financeira: “qual aplicativo você usa?”.

Em época em que não desgrudamos os olhos do celular, ter o controle das entradas e saídas de dinheiro na palma da mão parece realmente uma ideia bem conveniente.

Testei alguns aplicativos, desde os mais simples até os mais detalhistas. Embora tenha aplicativos no mercado com funcionalidades boas e com interface bem amigáveis, ainda não encontrei nenhum capaz de projetar os gastos da mesma maneira que faço com a planilha.

Isso porque, pelo menos os aplicativos que já testei, a utilização era anotar os gastos. Alguns permitiam também estipular cotas para cada grupo de despesas, cadastrar os investimentos, entre outras funcionalidades, mas nenhum dos que testei permitia a projeção do orçamento.

Anotar todos os gastos e somar tudo no fim do mês, só serve para uma coisa: provocar frustrações e irritações. Já passou por isso? Bem comum. Nas minhas consultorias atendo pessoas que me dizem “já tentei usar planilhas, anotar tudo que gasto, mas não me adaptei”. E nem poderia, está usando a ferramenta que dispõe de maneira errada.

Se o gasto já foi feito, meus caros, “já era”! Não tem como remediar. Não se contrata um seguro depois de bater o carro. Porém, quando se usa o orçamento projetado em vez de anotado, estimamos o gasto que teremos. Com o acompanhamento de seu desenvolvimento, seja semanalmente ou mesmo em frequência inferior, é possível ter o real controle das finanças. Por exemplo, chegou metade do mês e já gastei mais de 50% do que determinei nessa categoria de despesas, acendo meu alerta, reduzindo gastos naquela categoria para não estourar o orçamento determinado. Se tenho gastos extras no próximo mês, vou reduzir as demais despesas reflexíveis a fim de não comprometer meu planejamento de investir x reais por mês… e por aí vai…

Complicado? Não é! Claro que sem as ferramentas adequadas, demora-se bem mais tempo, pois necessita-se trilhar o “caminho das pedras “até se adaptar a organização. Porém, adotar orçamento doméstico projetado, seja ele em planilha, em caderno (ou em App, caso você encontre um que tenha essa funcionalidade) é imprescindível para a progressão financeira. Não tem como ter organização e domínio das finanças enquanto não se sabe o quanto ganha e o quanto gasta. Esqueça investimentos enquanto não tiver isso.

Quem tem interesse, tenho um programa de acompanhamento completo, indo das dívidas aos investimentos; se quer apenas organizar o orçamento, posso ajudar também; para quem já está com tudo redondinho e planejado e só quer aprender mais sobre investimentos, também estou disponível. Meu WhatsApp e Instagram estão sempre ligados. Em suma, informação e ferramentas têm de sobra, basta buscá-las.

Para me acompanhar nas redes sociais:
• Instagram @planejamento_financeiro_camila;                                
• YouTube: juro que dá certo;
• Lista VIP do WhatsApp: (48) 99974-0804.