Perfis financeiros

“Não consigo poupar porque tenho filhos”, os “gastos lá em casa são altos, mas o gastador e meu marido / minha esposa”… quem nunca ouviu frases desse tipo, não é mesmo? Tais justificativas são bastante comuns entre pessoas que vivem em uma mesma casa, dividindo as despesas.

É fato que existem diferentes perfis financeiros entre as pessoas. Afim de exemplificar, cito abaixo os principais perfis financeiros e suas respectivas características:

– o gastador: também conhecido como torrador de dinheiro, compra até avião pegando fogo e não consegue guardar um centavo. Inventar justificativas para comprar um item totalmente desnecessário, também é uma prática comum desse perfil. Normalmente tem problemas sérios com dívidas ou o dinheiro falta em momentos cruciais.

– o desligado: diferente do gastador, o desligado não gasta excessivamente, o problema está na falta de planejamento ou de controle. Pessoas desse perfil, nunca sabem o quanto ganham nem quanto gastam. Essa falta de planejamento acarreta uma dificuldade, ou mesmo impossibilidade, de progressão financeira.

– o poupador: também chamado de mão de vaca. Pessoas desse perfil raramente tem problemas com dívidas e, ao longo do tempo, costumam acumular dinheiro. A fragilidade desse perfil financeiro ocorre quando existe desequilíbrio. Poupar é necessário, mas cuidar da saúde e da qualidade de vida também.

– O controlador: esse perfil é o contrário do desligado. Pessoas controladoras fazem cálculo de tudo, anotam cada chiclete que compram, são apegadas excessivamente em planilhas e anotações. Da mesma forma que o poupador, a demasia faz o defeito. Controle excessivo causa estresse e torna-se desnecessário.

Conforme pode-se perceber, não há um perfil ideal ou ótimo. O ideal é mantermos um equilíbrio entre eles. Poupar, ter conhecimento de nossas finanças, mas também nos proporcionar gastos equilibrados e ter momentos de relaxamento.

Parece muito difícil? Garanto a todos que não é, é apenas uma questão de planejamento, estratégias e mudança de hábitos.

Quem quiser fazer um teste informal e divertido do perfil financeiro, pode pedir na minha lista VIP… (48) 99974-0804. Para acompanhar mais conteúdos nas redes sociais:
Instagram: @planejamento_financeiro_camila
YouTube: juro que dá certo.