O economês e a sopa de letrinhas dos investimentos

“Gostaria de investir, mas não sei por onde começar. O conteúdo é complicado e difícil”.  Ainda escuto queixas como essa com relativa frequência.

Durante muito tempo, assuntos relacionados a finanças e investimentos foram muito pouco disseminados entre o público em geral. Não que o assunto fosse pouco falado. O problema era a forma como era falado, sempre recheado de termos rebuscados e pouco compreensíveis para a maior parte das pessoas.

Entendam que essa dificuldade de compreensão não se restringe apenas a pessoas com pouca escolaridade. Limitar-se ao uso de termos técnicos para explicar determinado assunto a quem não é daquela área, certamente não será muito útil.

Em outras palavras, quem não é da área da economia ou das finanças, não tem obrigação de saber o que é especulação, indexação, lastro, marcação a mercado e outros termos largamente usados em boletins econômicos. É necessário que, inicialmente, a explanação seja mais “mastigada”, para a assimilação do conteúdo.

Da mesma maneira, a sopa de letrinha dos investimentos acaba por engasgar muita gente que não teve seu estomago preparado para ela. CDB, CDI, RDB, FII, FGC, LC e outras tantas siglas, provocam uma overdose de informações nos ansiosos que tentam aprender tudo em 15 minutos.

A parte boa é que não é necessário ser um especialista para ter um conhecimento razoável do assunto. E para que esse patamar de conhecimento seja atingido, também não é necessária a dedicação de muito do nosso tempo. Particularmente, considero que a consistência no estudo é mais importante. Ao invés de ficar um final de semana inteiro estudando, é mais proveitoso dedicar-se por 30 minutos, 3 vezes por semana. Se o assunto é novo, é normal que seja um pouco confuso em um primeiro momento. A consistência e a repetição farão com que as pecinhas do quebra cabeça se juntem aos poucos.

O equilíbrio financeiro e a boa administração das finanças pessoais, podem nos levar muito longe sem abrir mão da qualidade de vida durante o processo. Conhecer razoavelmente o mundo dos investimentos nos propicia o crescimento financeiro ao longo dos anos. A dedicação perseverante é que determinará o alcance.

Para quem quiser conhecer mais sobre o assunto investimentos, editei um Ebook que pode ajudar e muito. Estou compartilhando gratuitamente, mas por tempo limitado. O link é exclusivo para os leitores do Notisul, e será deletado em 30/06.

Acesso em: bit.ly/ebook-leitoresnotisul.
Para me acompanhar nas redes sociais, meu Instagram @planejamento_financeiro_camila ; YouTube: juro que dá certo.