segunda, 18 de março de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Inteligência Financeira - Camila Scussel

É possível conquistar liberdade financeira em alguns meses

Publicado em 02/03/2019 00h26

Muita gente confunde, o que é bastante compreensível, os conceitos de liberdade financeira e independência financeira. Embora possam, à primeira vista, parecerem sinônimos, trata-se de conceitos muito diferentes.

A independência financeira é alcançada quando os rendimentos dos seus investimentos conseguem pagar suas contas mensais. Ou seja, suponhamos que eu tivesse despesas mensais de R$ 5 mil, e que tivesse um valor expressivo de patrimônio investido rendendo mensalmente os mesmos R$ 5 mil. Nessa situação, eu teria alcançado 100% da minha independência financeira.

O alcance da independência financeira é o objetivo capital da vida de muita gente. Pessoas mais precavidas e que gostam de finanças otimizam o seu orçamento, mantendo nele o que é essencial e o que é importante, e descartando qualquer gasto desperdiçado independente do seu valor. Aliado a isso, buscam aumentar a renda ao longo dos anos, poupar e investir mensalmente um valor consistente, com intuito de formar patrimônio para, mais adiante, viver apenas dos juros dele, sem necessidade de “retirar fatias do montante principal”.

Ao contrário da independência financeira, que na maior parte das vezes é um planejamento de longo prazo, a liberdade financeira é algo bem mais simples de ser conquistado, pois consiste em gastar menos do que se ganha e ter reservas como “colchão de sobrevivência” quando algum imprevisto ocorrer. Ter liberdade financeira é não ter um orçamento engessado, em outras palavras, é não viver a situação - infelizmente bastante comum - de receber o salário e todo ele já está comprometido para o pagamento de dívidas e compromissos já assumidos.

Ao conquistar liberdade financeira, além de termos mais segurança para imprevistos, temos condições de acumular patrimônio, poupando e investindo todos os meses. Pode-se dizer que a liberdade financeira é o primeiro passo a ser alcançado nos planos de independência financeira.

Deve-se salientar os valores agregados trazidos: a tranquilidade para uma boa noite de sono; a segurança de que não vai faltar nada para nós ou para aqueles de quem gostamos; a paz de usufruir merecidamente de um fim de semana de lazer, sabendo que o dinheiro que ali está sendo gasto não fará falta, pois é planejado, entre outras coisas que fazem valer cada segundo de nossos esforços.

Para quem se interessar, editei um ebook de oito a dez folhas com o passo a passo para o alcance da liberdade financeira. Para ter acesso, peça-me pela minha lista VIP de WhatsApp: (48) 99974-0804 (é gratuito).

Para me acompanhar em outras mídias:
YouTube: juro que da certo
Facebook.com/camilascussel
Instagram: @camilascussel.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital