O equilibrio financeiro é necessário

Sempre que falo que trabalho com Planejameno financeiro, as pessoas perguntam sobre investimento. É o tema mais comum nas perguntas. Onde devo investir?? Essa pergunta é mais ou menos como chegar para um orientador vocacional e perguntar: “Que faculdade devo fazer?”. Não há uma resposta, há um direcionamento, uma orientação a partir do seu interesse.

Porém, caso a pessoa não tenha consciência de seus gastos, da reserva necessária e de suas vulnerabilidades financeiras é necessário saber que investir deve ser um passo mais adiante. Há outros degraus a ser atingido antes. E isso ver nesse momento.

Vamos entender as fazes mensais do “bagunçado financeiramente”:

• Fase 1 Oba oba: caiu dinheiro na conta, finalmente, paga as contas que tem para pagar, sem se questionar se aquele gasto deve ou não ser mantido, vai passando o cartão, vai sacando dinheiro, vai dançando conforme a musica e pronto.

• Fase 2 Negação: Cadê meu dinheiro?? Gente eu não gastei tudo isso! Esse extrato tá errado?

• Fase 3 Constatação do obvio: eu preciso controlar mais eu preciso me organizar, eu não estou progredindo, se ocorrer algum imprevisto por agora eu “tô ferrada”

• Fase 4 Tentativa de conserto: agora só vou gastar estritamente o necessário, vou andar com papel e caneta para anotar cada chiclete que eu compro, esse mês vou economizar no mínimo 50% do meu salário, vou investir na bolsa de valores e ficar rico… olha ai… já comprei até um curso… aprenda a investir na bolsa em 5 dias.
Os planos sucumbem depois de uns 40 minutos…

Muitos falam em investimentos, mas poucos falam em organização financeira para investir.
Ter uma consistência de poupança e investimento ao longo do tempo, ou seja, todos os meses viver com menos do que ganha, todos os meses poupar e investir, torna o montante muito mais expressivo do que investir ‘quando sobra’.

Por isso, eu ressalto: investir é importante porque potencializa o patrimônio, os efeitos dos juros compostos ao longo do tempo é poderoso, mas o que vai te enriquecer são os aportes, isso é, o dinheiro que você investe todo mês, não uma taxa alta. Quer ver??

Suponhamos que  “A” poupe e invista 3 mil reais por mês, a uma taxa mensal de 0,8% montante após 10 anos: R$ 600.655 suponhamos que “B” poupe e invista 1 mil por mês, a uma taxa mensal de 1,6% montante após 10 anos: 357.386

Por isso, sempre que se fala em planejamento financeiro, o equilíbrio é o ponto mais importante. Manter um orçamento otimizado e não um orçamento enxuto, manter a qualidade de vida e o tempo necessário para sua família e sua saúde, caso contrario seus planos vão sucumbir em pouquíssimo tempo, ou por falta de qualidade de vida, ou a sua intensão de poupar e investir x reais por mês será frustrada constantemente por conta da sua necessidade, já que você não tem muito dominio sobre sua necessidade financeira. Ou seja, não se levanta paredes antes de consertar os alicerces, pois a hora que tudo cair o estrago vai ser bem maior.