quarta, 24 de abril de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Inteligência Financeira - Camila Scussel

Onde investir?

Publicado em 02/02/2019 00h24

Desde que passei a trabalhar com Educação Financeira tenho sempre o foco em organização das finanças pessoais, reflexão sobre escolhas financeiras, planejamento de longo prazo e etc. Porém, noto que boa parte das pessoas não demonstram muito interesse sobre essa parte da educação financeira, quer logo pular para a parte dos investimentos...

Foram incontáveis as vezes que pessoas vieram me perguntar onde investir, dessa forma, mesmo rápida e direta. Perguntar onde investir é a mesma coisa que um adolescente perguntar a um orientador vocacional que carreira seguir.  Não há uma resposta, depende de uma série de fatores como o objetivos, prazos, interesses, grau de conhecimento e de resistência etc.

Outro ponto ao qual as pessoas costumam não se atentar: querer o investimento mais rentável da vida para investir, ‘o pouco que sobra, quando sobra’, é uma completa perda de tempo. O que vai fazer você evoluir financeiramente é o aporte mensal consiste, ou seja, investir todos os meses determinado valor que você definiu. Para isso é necessário duas coisas:

1 - Que você se dedique a sua atividade profissional, já que é com ela que você ganha o dinheiro que será investido;

2- Que você organize as suas finanças, a fim de suprir suas necessidades, manter sua qualidade de vida e conseguir consistência nos seus aportes.

É muito comum as pessoas me procurarem querendo saber sobre investimentos na tentativa de compensar os gastos que extrapolam os rendimentos. Loucura total! Se ganha mais do que gasta, nem deve pensar em investir, deve focar na organização. Investir em uma hora dessas é tentar apagar incêndio com gasolina.

Mas esses comportamentos são complemente compreensíveis. Somos bombardeados com anúncios absurdos de cursos, de investimentos ou assinaturas com as chamadas: “Você quer acordar com 500 reais extras todo dia?” ou “Se você fechar esse vídeo vai perder a maior oportunidade de sua vida”. Pura pilantragem de instituições que usam da falta de conhecimento das pessoas. Enriquecer é um processo lento e tedioso, mas perder tudo é bem rapidinho.

Decidir onde investir deve sempre ser uma escolha de cada um, jamais siga palpites ou dica de fulano ou sicrano “que entende disso”. Por mais entendido que essa pessoa seja, ele não tem conhecimento sobre o que se passa na sua casa, de suas necessidades e vulnerabilidades, de seus desejos e objetivos e acima de tudo, ninguém vai se preocupar mais com sua paz do que você mesmo (a).

Para me seguir nas redes sociais:
Instagram: @camilascussel      
facebook.com/juroquedacerto     
youtube: Juroquedacerto
Lista Vip whatsapp: 999740804 (mandar mensagem solicitando os conteúdos)


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital