A Junta de Serviço Militar de cada um dos municípios brasileiros estão abertas. O Alistamento Militar é obrigatório e, neste ano, estão abertas a todos os jovens do sexo masculino, que nasceram em 2006.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho, e podem ser realizadas on-line aqui. Os documentos necessários são a certidão de nascimento, CPF, RG e comprovante de residência. O jovem realiza a inscrição no site e imprime o documento provisório, o chamado de Certificado de Alistamento Militar (CAM). Após o período necessário, o sistema realiza a dispensa militar. Depois é paga uma taxa e, então, recebe o Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI). Outros milhares de jovens serão chamados, passarão por avaliações e poderão incorporar ao serviço militar nas três forças armadas do país: Marinha, Exército e Aeronáutica.
Aos nascidos antes de 2006, que ainda não possuem o CDI, podem ir até a Junta de Serviço Militar, de onde residem para realizar a inscrição.
O alistamento para os jovens que completam 18 anos é obrigatório, podendo resultar em multa a não realização dentro do prazo. Caso não realizem a inscrição, estarão em débito com o serviço militar, sendo impedidos no futuro de prestar concurso público, tirar passaporte, obter carteira de trabalho, ingressar na universidade, dentre outras penalidades.