Programa de monitoramento abrange 28 municípios
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA abrange 28 municípios litorâneos, monitorando mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina. As cidades incluídas no monitoramento são:
- Araranguá
- Balneário Arroio do Silva
- Balneário Gaivota
- Balneário Camboriú
- Balneário Barra do Sul
- Balneário Rincão
- Barra Velha
- Biguaçu
- Bombinhas
- Florianópolis
- Garopaba
- Governador Celso Ramos
- Imbituba
- Itajaí
- Itapema
- Itapoá
- Jaguaruna
- Joinville
- Laguna
- Navegantes
- Palhoça
- Paulo Lopes
- Passo de Torres
- Penha
- Balneário Piçarras
- Porto Belo
- São Francisco do Sul
- São José
Transparência e acesso aos dados
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coleta, garantindo transparência e publicidade ao processo. Todo cidadão pode acompanhar as coletas em tempo real. À medida que as análises são concluídas, os resultados são atualizados automaticamente e disponibilizados no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
- Resultados atualizados automaticamente
- Mapa do site e aplicativo Praia Segura
- Transparência e acessibilidade das informações
Como acompanhar os resultados
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse no mapa do site, onde é possível conferir o status da praia e a data da última coleta realizada. O site também possui um menu histórico, permitindo acessar informações detalhadas como datas, horários, condições do vento, maré, entre outros dados registrados durante a coleta.
Monitoramento intensivo no Verão
De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento das praias catarinenses semanalmente, divulgando um release com o balanço da semana todas as sextas-feiras. Entre abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.