Um homem de 38 anos morreu, na segunda-feira, 3 de março, vítima de afogamento na Lagoa do Quintino, em Imbituba, Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros de Imbituba e a equipe de mergulho de Tubarão foram acionados para resgatar a vítima que havia desaparecido nas águas da lagoa.
Tentativa de resgate e procedimentos de reanimação
No local, os bombeiros localizaram a vítima já em grau 6 de afogamento. Imediatamente, iniciaram os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e acionaram a equipe do helicóptero Águia da Polícia Militar. Após 40 minutos de atendimento, com a chegada do Águia, a médica declarou o óbito. A Polícia Militar e a Polícia Científica foram acionadas para os procedimentos legais.
Estatísticas de afogamentos na temporada
Entre 2 de novembro de 2024 e 3 de fevereiro de 2025, Santa Catarina registrou 33 óbitos por afogamento, tanto em águas doces quanto salgadas. Este número é menor que o do mesmo período do ano anterior, que teve 42 casos. Das 33 vítimas, 18 eram de outros estados e 2 eram estrangeiros (Argentina e Cuba).
Recomendações para evitar afogamentos
Para garantir a segurança dos banhistas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recomenda:
Preferir praias com cobertura de guarda-vidas: Antes de entrar na água, verifique se há profissionais de salvamento presentes e observe as sinalizações indicativas das condições do mar.
Respeitar as sinalizações de segurança: As bandeiras indicam as condições do mar: verde (seguro), amarela (atenção) e vermelha (perigoso). Não entre na água quando a bandeira vermelha estiver hasteada.
Evitar nadar próximo a costões e áreas rochosas: Essas regiões podem apresentar correntes traiçoeiras e ondas inesperadas.
Não consumir bebidas alcoólicas antes de entrar na água: A sensação de embriaguez pode causar uma falsa segurança, aumentando o risco de afogamento.
Utilizar o aplicativo CBMSC Cidadão: Disponível para Android e iOS, o app informa sobre as condições das praias, presença de águas-vivas e balneabilidade.
Seguindo essas orientações, é possível aproveitar as belezas naturais de Santa Catarina com segurança e tranquilidade.