A Guarda Municipal de Tubarão (GMT) divulgou que, até o dia 14 de março, realizou 46 atendimentos pelo Setor POP, uma força-tarefa em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Esses atendimentos abrangem uma variedade de serviços e apoio prestados aos moradores em situação de rua na região.
Atendimentos variados e encaminhamentos importantes
Durante esse período, a GMT e a equipe do Setor POP prestaram assistência em diversas áreas, incluindo atenção médica, odontológica e alojamento emergencial. Dos 46 atendimentos, destacam-se:
- Oito casos necessitaram de atenção médica em ESF;
- Um atendimento foi direcionado para o ESF odontológico;
- Três pessoas foram encaminhadas para a Casa de Passagem da Associação João 3:16;
- Doze indivíduos receberam abrigo temporário;
- Seis foram assistidos no período matinal;
- Três foram direcionados para rede não governamental.
Além disso, foram providenciados quatro declarações de endereço social, quatro usos de telefone, um registro civil e uma inclusão no CAD Único. Dentre os atendidos, 20 são beneficiários do Programa Bolsa Família, um possui Benefício de Prestação Continuada e 12 estão envolvidos em trabalhos informais.
Esforços para reintegração familiar e funcionamento do Setor POP
Destaca-se também o trabalho de reintegração familiar realizado pela GMT em conjunto com o Setor POP. Houve um retorno familiar bem-sucedido por meio de articulação com a família que providenciou a passagem do indivíduo. Apesar de outras tentativas em casos similares, algumas famílias demonstraram resistência em conceder passagens, dificultando a reintegração.
O Setor POP opera por meio de uma programação conjunta, realizando abordagens semanais aos moradores em situação de rua. Essas abordagens, conduzidas pelas assistentes sociais em parceria com a GMT, acontecem no início da manhã, visando o cadastramento das pessoas e providenciando encaminhamentos conforme a necessidade.
Priorizando o bem-estar e a inclusão social
Os serviços prestados pelo Setor POP em conjunto com a GMT visam não apenas fornecer assistência imediata, mas também promover a reintegração social e a inclusão desses indivíduos na comunidade. A colaboração entre a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social demonstra o compromisso em lidar de maneira eficaz e humanitária com as questões relacionadas à população em situação de vulnerabilidade em Tubarão.