Os registros das candidaturas aos cargos de prefeito e vice-prefeito e vereadores devem acontecer até o dia 15 de agosto, conforme calendário eleitoral, previsto em Lei. Em Gravatal, cidade de aproximadamente 12 mil habitantes, tem, até agora, aprovadas em convenções dos partidos políticos, quatro chapas. Três ex-prefeitos e o atual prefeito são candidatos a um cargo na majoritária. Gravatal tem nove vereadores e, assim, cada partido pode lançar 10 candidatos, conforme a Lei Eleitoral.
O atual prefeito de Gravatal, Cleinils Rodrigues da Silva, o Clei, do Progressistas, e Marcos Correa, do Podemos, oficializaram a formação de uma chapa para concorrer nas eleições de 2024. A coligação PP, Podemos, PSDB e PSD pretende registrar a candidatura até o dia 15 de agosto. Clei, que é farmacêutico e servidor público, foi eleito pela primeira vez em 2020 com 50,86% dos votos, somando um total de 3.593 votos.
Conheça os candidatos a vereadores pelo Progressistas:
- Cida da Várzea, Edson Agricultura, Estrelo, Evandro Feijão, Maria Nazaré, Vanessa Filha do Nibo, Giovani e Igor Machado;
- Conheça os candidatos a vereadores pelo Podemos:
- Aline Felácio, Calinho, Deivid, Hamilton, Janete Despindola, Jucinei Salazar, Juliana Fragas, Marquinhos e Davi Vieira;
- Saiba quem são os candidatos a vereadores do PSDB
- Cláudio Bicoca, Nete, Djalma Comeli, Jake Ouriques, Rafael Pitoko, Sóca e Tarcísio da Sanga;
- Confira a lista de quem busca vagas de vereadores pelo PSD
- Eduardo Mota Vargas, Nascimento Cardoso, Santos da Cunha Mendes, Márcio Alves Agostinho, Edemilson Silva de Souza, Paulo machado Fernandes, Maria Pereira Calegari, Stephanie Rodrigues Pereira de Mendonça e Marta Scremin de Oliveira.
PL lança única mulher na disputa pela Prefeitura de Gravatal
Pelo PL, a vereadora Francieli Machado, que é empresária do setor moveleiro na cidade, é confirmada candidata a prefeita, tendo Márcio Coco como vice. Francieli foi eleita vereadora em 2020 com a sexta maior votação, somando 248 votos.
- O PL lança única mulher na disputa pelo cargo de prefeita
- Partido vai de chapa pura nesta eleição
- Márcio Coco é candidato a vice
Conheça os candidatos a vereadores pelo PL.
- Jader Radialista, Solange (Sol), Fabiano (Biano da Placa), Carla Enfermeira, Pedrinho Aranha, Dina Motta, Valdair Gaúcho, Fábio Picler e Georges Careca.
Chapa pura do MDB
O MDB apresentará os ex-prefeitos Rudnei Carlos do Amaral Fernandes, conhecido como Nei, e Edvaldo Bez de Oliveira, o Vardo, como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, em uma chapa pura. Nei governou Gravatal por dois mandatos entre 2005 e 2012 e concorreu novamente em 2020, ficando em segundo lugar com 30,554% dos votos. Vardo foi eleito prefeito em 2016, mas teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores devido a denúncias de má gestão. A cassação e Vardo foi decidida por 6 vereadores contra três.
O MDB terá oito candidatos a vereadores:
- Maria de Medeiros (Nega), Valdinei Boneli dos Santos (Alemão), Douglas Berola, Zenaide da Promoção Social, Genete Carvalho, João Ferreira (Folheta), Xerox e Vânio (Vaninho).
União Brasil tem ex-prefeito como vice
Wanderlei Nazário Marega, que foi vice-prefeito de Vardo (MDB), eleito em 2016, e depois prefeito interino entre 2019 e 2020, tentou a reeleição em 2020, conquistando pouco mais de 13% dos votos,. Agora busca o cargo de vice-prefeito pelo União Brasil, com o professor Clóvis, na cabeça da chapa. Professor Clóvis é efetivo do Colégio Estadual Hercílio Bez, de Gravatal, há quase 30 anos, atuando também no Colégio Dehon de Tubarão, onde leciona no ensino regular e no Pré-Vestibular, há 25 anos.
Conheça os nove candidatos do UB a vereadores:
- Arnaldo Santos Felácio; Itamor Canuto Gonçalves, Jair Machado Leandro, José Fernandes Monteiro, Juliana Deodato da Silva Neves, Marcelo Pereira Kiniz, Sidinei Rodrigues Correa, Vanessa Aggio Azevedo Venera e Suelli de Abreu Machado.
PT decide liberar filiados e recusa lançar candidatos
Em convenção, realizada na noite da segunda-feira, dia 5, o Partido dos Trabalhadores de Gravatal decidiu, por unanimidade, que participará do debate político apresentando pautas importantes para o desenvolvimento da cidade, sem, contudo, apresentar candidatos a prefeito e a vereadores.
O PT divulgou uma nota oficial. “Diante do quadro que ora se apresenta sem perspectivas de mudança das prioridades ou propostas que realmente importam para a vida das pessoas, ficou acordado que o partido não indicará voto ou apoios a nenhum dos candidatos, estando os filiados e filiadas livres em suas escolhas para o pleito de 2024”.