Governo federal anuncia linha de crédito para afetados pelo apagão em São Paulo

Foto: Agência Brasil - Divulgação: Notisul Digital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (18), a criação de uma linha de crédito especial para pessoas impactadas pelo apagão que atingiu a Grande São Paulo após uma tempestade no último dia 11. A medida visa ajudar aqueles que perderam bens, como geladeiras e alimentos, além de pequenos comerciantes prejudicados pela falta de energia. Até quinta-feira (17), cerca de 36 mil clientes da Enel ainda estavam sem fornecimento de eletricidade.

Linha de crédito para recuperação de prejuízos

Segundo o presidente, a iniciativa será similar à adotada no Rio Grande do Sul após as enchentes de maio deste ano. O crédito tem o objetivo de auxiliar famílias e comerciantes a se reerguerem financeiramente após os danos causados pelo apagão. Lula enfatizou que a prioridade é encontrar soluções para as perdas.

Falha no planejamento e críticas à concessionária

Especialistas indicam que a lentidão na restauração da energia elétrica expôs problemas no modelo de privatização do setor de distribuição elétrica no Brasil. A Enel e a prefeitura de São Paulo foram criticadas pela falta de planejamento que contribuiu para o atraso na normalização do serviço.

Prejuízos ao setor de bares e restaurantes

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) solicitou ao governo estadual a prorrogação do prazo para o pagamento de impostos, após prejuízos estimados em R$ 150 milhões nos primeiros quatro dias de apagão. Cerca de 250 mil estabelecimentos foram afetados, principalmente micro e pequenos empresários.

Fonte: Agência Brasil