O governador Jorginho Mello aprovou o programa “Pet Levado a Sério”, que pretende castrar 85 mil cães e gatos em 95% do território catarinense. O projeto, voltado para municípios com até 100 mil habitantes, receberá um investimento de R$ 17 milhões do Governo do Estado.
Como o programa funcionará
O programa é liderado pela Diretoria de Bem Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde e os municípios interessados deverão se inscrever no edital, que será lançado em breve. Além das castrações, os recursos também serão usados para promover a educação sobre guarda responsável e capacitar os municípios para planejar as castrações de forma eficiente.
- Investimento de R$ 17 milhões
- Ação voltada para cidades com até 100 mil habitantes
- Educação e capacitação para planejamento das castrações
Deputado comemora a iniciativa
O deputado Marcius Machado, presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Alesc, celebrou a aprovação do programa. Ele destacou que o projeto eleva Santa Catarina a outro patamar na proteção animal, ao reduzir o abandono de cães e gatos nas ruas.
Capacitação e educação ambiental como foco
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Guilherme Dallacosta, o programa é mais do que uma política de controle populacional, pois também visa conscientizar a população sobre a importância da educação ambiental e da guarda responsável.