Governador e embaixador do Japão alinham continuidade das obras contra enchentes em SC

Foto: Eduardo Valente - Divulgação: Notisul Digital

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu nesta segunda-feira, 21, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, para discutir a atualização do projeto JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), que permitirá a continuidade das obras de prevenção a enchentes no estado. O encontro aconteceu na Casa d’Agronômica e também contou com a presença do vice-governador da província de Aomori, Tomoya Kotani. As relações comerciais e culturais entre Santa Catarina e o Japão também foram temas abordados na reunião.

Atualização do projeto JICA sem custos para SC

Durante o encontro, o governador destacou a importância da atualização do projeto JICA, que foi construído pelo governo japonês e será revisado sem custos para o estado. A medida visa dar continuidade às obras de prevenção a enchentes, principalmente na região do Vale do Itajaí, uma das mais atingidas por desastres naturais.

Relações comerciais entre SC e Japão seguem em alta

Além da cooperação em infraestrutura, Santa Catarina e Japão mantêm uma relação comercial sólida. Em 2023, o estado exportou US$ 457 milhões para o Japão, com destaque para carnes de aves e suína. Nos primeiros nove meses de 2024, as exportações cresceram, atingindo US$ 460 milhões.

A relação entre Santa Catarina e a província de Aomori, no Japão, data de 1980. Técnicos de Aomori já auxiliaram no desenvolvimento de técnicas agrícolas, especialmente no cultivo de maçãs. O vice-governador de Aomori, Tomoya Kotani, convidou o governador Jorginho Mello para visitar o Japão no próximo ano, com o intuito de fortalecer ainda mais essa parceria.

Os laços entre Santa Catarina e o Japão são antigos e começaram em 1908, com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses. Desde então, diversas colônias agrícolas se formaram no estado, com destaque para o cultivo de frutas e a pesca, que se tornaram atividades importantes para a comunidade japonesa e o desenvolvimento catarinense.