Tubarão

A diversidade de aromas e sabores presentes na composição das cervejas artesanais da Troia Cervejas Intensas, de Tubarão, rendeu à cervejaria um importante prêmio: a cerveja Helena ganhou medalha de ouro no World BeerAwards, realizado em Londres, na Inglaterra. Esta é a primeira vez que a Troia participa desse campeonato internacional.

A cerveja foi escolhida entre milhares de receitas, em um dos concursos mais disputados mundialmente. Há sete anos, o empresário Douglas Hélio Corrêa começou a produzir a bebida em sua casa para familiares e amigos, tomou gosto e desde então, tem se aprimorado na produção de cervejas.

“Um amigo, o otorrino Eron da Rosa produzia a bebida e acabou me convencendo para também produzir. Eu comprava os produtos em Porto Alegre ou Joinville e me dedicava na produção. Participei de vários cursos profissionalizantes e registrei há um ano a marca Troia. Tenho intensificado os trabalhos e participado de diversos campeonatos cervejeiros e para a nossa alegria alcançamos a medalha de ouro na competição inglesa”, comemora Douglas, que produz outros estilos de cervejas, entre elas o Heitor e Páris.

O número de cervejarias artesanais em atividade é incerto. Responsável por autorizar o funcionamento desses empreendimentos, o Ministério da Agricultura (Mapa) não faz distinção entre o porte das empresas. No fim de 2017, havia 679 cervejarias registradas no Ministério – número 37,7% superior aos 493 registros de 2016.

A receita é a mesma há mais de dez mil anos: água, malte, lúpulo e levedura. Essa é a fórmula da bebida alcoólica mais popular do mundo – a cerveja. Mais de 150 bilhões de litros de cervejas são produzidos todos os anos no mundo. Cada vez mais as artesanais vêm ganhando espaços nas prateleiras de supermercados, em lojas especializadas e no gosto dos consumidores em geral. Neste sábado (29), em celebração ao prêmio recebido e em comemoração de um ano de atuação no mercado, a Cerveja Troia irá realizar um evento com apresentação de bandas de rock e gastronomia especial no Setor 1 Tap Room.