O professor Wilson (D) e o casal de norte-americanos Dewey (E) e Patricia Brown são voluntários da organização Companheiros das Américas e promovem intercâmbios culturais entre as nações.
O professor Wilson (D) e o casal de norte-americanos Dewey (E) e Patricia Brown são voluntários da organização Companheiros das Américas e promovem intercâmbios culturais entre as nações.

Karen Novochadlo
Tubarão

O casal norte-americano Dewey Brown, 65 anos, e Patricia, 60, estão em Santa Catarina desde o começo desta semana com uma missão muito especial: divulgar a parceria entre o a Virginia e o estado brasileiro. A dupla é voluntária da organização Companheiros das Américas (Patners of America, em inglês).

O objetivo da entidade é realizar intercâmbios culturais e de conhecimento entre as nações das Américas. Isto é feito por meio de projetos em diversas áreas, como arte, música, culinária, desenvolvimento rural e cidadania.

Pelo Companheiros das Américas, a Virginia e Santa Catarina são considerados estados-irmãos. “O clima, a topografia, a população e o tamanho são semelhantes. Nós também temos montanhas e praias”, compara o simpático Dewey. “Por isso a associação entre os dois lugares”, completa.

Um dos projetos, o Music Project, levou 21 catarinenses, todos componentes do coral Encantos da Terra, de Florianópolis, para ministrar cursos e realizar apresentações nos Estados Unidos. Como o intercâmbio é uma via de mão-dupla, um coral de sinos do país norte-americano visitou Tubarão e outros municípios com o mesmo propósito.

Em Tubarão, a entidade possui alguns projetos em desenvolvimento. “Em conjunto com a Epagri, estudamos a produção do vinho em Tubarão”, revela o ex-professor da Unisul, Wilson Schuelter, consultor e voluntário do Companheiros das Américas no Brasil.

Um outro projeto envolve a saúde bucal das crianças. A ideia é realizar um intercâmbio entre dentistas, para a troca de novas técnicas e participação em conferências. Dois profissionais de Tubarão já estão interessados em participar.

O que é a entidade?
A organização Companheiros das Américas (Patners of America, em inglês) é uma instituição privada, apolítica e sem fins lucrativos. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social das Américas e aprofundar a amizade e a cooperação interamericana. A parceria entre os estados-irmãos Santa Catarina e Virgínia, iniciou em 1967. Contudo, a organização possui outros estados-irmãos no Brasil e nos demais países das Américas.