Em tempos de quarentena, muitas pessoas têm ficado horas e horas sentadas, trabalhando em casa e essa nova adaptação da rotina também tem afetado o nosso corpo. Quando estamos sentados, aumentamos em 40% a compressão dos nossos discos lombares, por isso, tantas pessoas têm sentido dores na região lombar, ombros e cervical, que até então não existiam.

A dor na região lombar pode estar associada a má postura ao sentar-se e ao enfraquecimento dos músculos centrais, chamados de CORE. O CORE é composto por músculos da região do abdômen, das costas e do quadril. Quando esse grupo de músculos está enfraquecido, nos tornamos incapazes de sustentar a nossa postura.

Conclusão: ombros caídos a frente, curvatura das costas aumentada (cifose) e dores na região lombar. Vamos apresentar algumas dicas para ajudar você a cuidar da sua coluna e conseguir maior produtividade, sem dores:

  • Sente-se adequadamente: muitas pessoas erroneamente sentam-se em cima do cóccix, pequeno osso no final da nossa coluna. Você deve sentar-se sobre o osso do quadril, distribuindo o peso do corpo nos glúteos direito e esquerdo.
  • A cada uma hora sentado, levante-se e movimente-se um pouco. Vá ao banheiro, busque um copo de água ou ainda, alongue-se.
  • Busque ativar a sua respiração diafragmática: tome consciência de que você tem um músculo extremamente forte, localizado na região abdominal, responsável por expandir sua caixa torácica, fazendo com que sua respiração seja completa. Pessoas ansiosas ou estressadas utilizam a musculatura dos ombros e do pescoço para respirar. Esses músculos são chamados de músculos acessórios e não devem ser utilizados pois podem gerar dor, fadiga e tensão nessa região.
  • Abuse das extensões de coluna. Além de fortalecer a musculatura das suas costas, você aumenta a mobilidade da região do quadril, colaborando para um equilíbrio muscular.
  • Trabalhe a musculatura do seu CORE nas suas sessões de exercícios. Pergunte ao seu professor ou Personal Trainer sobre quais exercícios você está fazendo para ativar seu CORE.

O exercício físico sempre será a melhor maneira de prevenir e recuperar suas dores.

 

Texto escrito por Ana Cristina Mendes
Ready Personal Trainers
@readypersonal