Você sabia que a cor da bengala identifica o grau da deficiência visual
Foto: Reprodução

Quando falamos de deficiência visual isso não significa que a pessoa é totalmente cega. Você sabia que existe três tipos de deficiência visual? Muitos não sabem dessa informação e acabam generalizando o deficiente visual.

O termo deficiência visual não significa, necessariamente, total incapacidade para ver. Na verdade, sob deficiência visual poderemos encontrar pessoas com vários graus de visão residual.

Os três tipos de deficiência visual são:

Cego: É considerado cego aquele que apresenta ausência total da visão, portanto a visão é nula. A cor da bengala para o cego é branca.

 

Baixa Visão: Também denominada visão subnormal, é uma perda de visão que não pode ser corrigida por óculos convencionais, lentes de contato, medicação ou cirurgia. Essas pessoas apresentam dificuldades de ver detalhes no dia a dia. Por exemplo, veem as pessoas mas não reconhecem a feição; as crianças enxergam a lousa, porém, não identificam as palavras. A cor da bengala para baixa visão é verde.

 

Surdo-cego: A pessoa com surdo-cegueira não enxerga e não escuta. A cor da bengala para esse tipo de deficiência visual é branca e vermelha.