De 346 unidades consumidoras com rede de esgoto vistoriadas pela Tubarão Saneamento, 45% apresentaram alguma irregularidade, 48% não realizaram a conexão na rede dentro do prazo de notificação e, apenas, 7% estão conectadas de forma regular. No total, serão realizadas duas mil vistorias, atendendo quase 6 mil economias, o que equivale a mais de 17 mil habitantes. O trabalho iniciou no início do mês de novembro, no bairro Centro e, ao concluir essa etapa, seguirá para os bairros Vila Moema, Recife e Passo do Gado.

As principais irregularidades encontradas estão relacionadas ao uso da caixa de gordura, seja o tamanho inadequado, sem limpeza frequente e até com o despejo da área de serviço na mesma conexão. Outro erro identificado em grande parte das unidades consumidoras é o despejo de água pluvial no sistema de coleta de esgoto. “As pessoas ainda têm dúvidas relacionadas ao uso correto do serviço. Essas vistorias têm funcionado também como uma forma de orientação, conforme cada caso”, explica o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Fernandes Matos.

“Estamos sendo bem recebidos para este trabalho e percebemos que existe a compreensão de que o serviço de esgoto é importante para a cidade e para a região. Com as vistorias, identificamos que as pessoas não se conectaram por dúvidas quanto a obra interna, que é realizada sob a responsabilidade do proprietário ou morador do imóvel”, completa o diretor.

 

Os resíduos e a rede de esgoto

Para garantir a funcionalidade da operação de esgoto, a Tubarão Saneamento alerta sobre os resíduos que podem ou não passar pela rede. Segundo a concessionária, essas redes não são preparadas para receber lixo, água da chuva e gordura. Quando esses itens chegam nas tubulações que coletam o esgoto, prejudicam o processo de tratamento e podem provocar graves obstruções na rede, impactando em alagamentos, contaminação do lençol freático, transmissão de doenças relacionadas a falta de saneamento, transbordamento de esgoto nos poços de visita e até nas residências, além de manutenções e transtornos desnecessários.

O destino correto para os resíduos sólidos (papel em geral, papel higiênico, plásticos, vidros, metais e não recicláveis), é a coleta de lixo ou coleta de lixo seletiva, conforme disponível em cada localidade. Quando o assunto é lixo orgânico, existem alternativas como a compostagem e a biodigestão ou, em último caso, a coleta de lixo.

A água da chuva (calhas e ralos) e também do esgotamento de piscinas, devem seguir para a rede de drenagem, que é de responsabilidade da Prefeitura. “Esta rede é feita de concreto e é maior do que a rede de esgoto, pois é planejada para receber um grande volume de água, em um curto período. Quando essa água é ligada na rede de esgoto, além de estar irregular, pode causar uma sobrecarga na rede (transbordamento, retorno para as residências, contaminação do lençol freático, entre outros)”, explica Marcelo.

Deve ser conectado na rede de esgoto os resíduos que restam do consumo de água na lavanderia, banheiro, cozinha e área de churrasco. Sendo que, no caso da cozinha e área de churrasco, é preciso manter a caixa de gordura, antes que estes resíduos cheguem na rede de esgoto. Já a lavanderia e banheiro, devem seguir direto para a rede de esgoto. “Antes de realizar a conexão da residência na rede, o usuário pode tirar todas as dúvidas entrando em contato com a nossa Central de Atendimento ao Cliente pelo WhatsApp (48) 99168-5827 ou pelos telefones 0800 648 9596 e (48) 3052-7400”, completa o diretor da Concessionária.

 

Sobre as vistorias

O trabalho faz parte do Programa ‘Cuidando do Nosso Rio’, criado pela Tubarão Saneamento e com apoio da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão, Comitê da Bacia Hidrográfica e Prefeitura Municipal, para incentivar ações que melhoram o meio ambiente a partir de atitudes que compõem a rotina de cada cidadão. Por meio dele, são realizadas palestras, mutirões de limpeza, fiscalizações em redes de coleta de esgoto e nas instalações internas das residências, bem como orientações para regularizar a tubulação residencial de esgoto e entre outras atividades.