Tubarão

As obras de pavimentação da rua Padre Dionísio da Cunha Laudth, no bairro Dehon – ligação entre a avenida José Acácio Moreira e a BR-101, ao lado da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – foram entregues, de maneira simbólica, nesta terça-feira (18), durante uma caminhada com o prefeito Joares Ponticelli e autoridades. Esta é uma das várias vias beneficiadas no pacote de revitalização dos acessos do município.

O investimento de mais de R$ 4,6 milhões no local gerou um forte impacto na área de mobilidade urbana, de mercado imobiliário e de infraestrutura. Antes das intervenções, a rua por onde passam diariamente milhares de estudantes universitários, chamava a atenção pelos alagamentos em dias de chuva mais forte, calçamento irregular e pista de rolamento de mão dupla estreita que desafiava a habilidade dos motoristas e dificultava o estacionamento.

O que se vê agora é uma via dois metros mais larga que anteriormente, o que acabou com o trânsito caótico “espremido” nos horários de pico em início e fim das aulas, novas calçadas e asfalto que fez da Dionísio da Cunha Laudt um novo acesso à BR-101. Por debaixo de tudo há uma nova drenagem, uma das chamadas obras de arte da engenharia em todo o pacote de revitalização, que definitivamente acabou com os alagamentos nas imediações do Bloco da Saúde da universidade.

Moradores, motoristas e estudantes que tiveram de enfrentar dois anos em meio às obras foram recompensados com uma nova realidade. A valorização imobiliária de cerca de 40%, rua mais segura, mais bonita, sem alagamentos e mobilidade no trânsito recuperaram a autoestima de parte do bairro Dehon.

“A obra tem um significado muito prático, que é a mobilidade mais qualificada para os estudantes e moradores. E também um significado de autoestima, pois o novo ciclo da universidade somado a essa rua revitalizada e tão bonita é muito importante”, destacou o reitor da Unisul, Mauri Heerdt.

Para o prefeito Joares Ponticelli, a nova Padre Dionísio da Cunha Laudt representa o início de um novo ciclo para a Unisul e o bairro Dehon. “Tenho a satisfação muito grande em entregar essa obra, pois a Unisul é um dos maiores patrimônios da cidade e no passado nunca se pensou em fazer algo no entorno dela. São milhares de estudantes que viam uma rua muito feia e tinham uma má impressão, mas agora isso mudou e entramos em um círculo virtuoso. Os imóveis se valorizaram, os alagamentos acabaram, a rua é um bonito cartão de visitas e toda a região saiu ganhando com tudo que foi feito aqui”, comentou o prefeito Joares ao lado de moradores, vereadores e membros da universidade.