Neste ano, o Uniluz não terá apresentações por conta da pandemia. Foto: Reprodução Unisul

Depois de anos sem ser realizado, o Uniluz está de volta. O evento, que se consolidou como tradição na época do Natal em Tubarão, volta com uma nova proposta: a Vila Uniluz. Uma exposição com árvore gigante, enfeites e, claro, o Papai Noel, vai ser montada em frente ao bloco sede da UniSul. A abertura da Vila será no dia 26 de novembro, às 19 horas, e contará com uma apresentação da banda do colégio Dehon, do Coral UniSul e da Cia Fantasy. A partir do dia 27, a Vila disponível aberta das 16h às 23h59, até o dia 6 de janeiro.

O evento é organizado pela universidade, em parceria com a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Neste ano, diferente das edições anteriores, o Uniluz não terá shows musicais, por conta da pandemia de covid-19, mas como vão ficar disponíveis para visitação por mais de um mês. A abertura acontece no dia 26 de novembro, às 19h.

“O Uniluz era um dia muito legal, mas era apenas um dia. A grande diferença agora é que estamos montando uma Vila de Natal em todo aquele espaço da reitoria, para que fique como um espaço de fotos, de contemplação do Natal. As pessoas vão poder passear com a família e curtir o verdadeiro significado dos dados. É um presente da UniSul para toda a cidade ”, explica o diretor-geral da UniSul Sul, Luciano Cacace.

Tradicionalmente, o Uniluz reúne colunas de pessoas, e a expectativa é de que neste ano não seja diferente. Como forma de garantir a segurança de todo o público, evitando aglomerações, a exposição vai ficar aberta do dia 26 de novembro até 6 de janeiro.

“A estrutura vai ser montada antes, mas vamos abrir para visitação no dia 26. Vai ser um espaço de circulação, visita e de convivência, para relembrar os valores nobres do Natal que, ainda na época de pandemia, deve ser mais valorizados para o bem de todos nós ”, afirma o reitor da UniSul, Mauri Luiz Heerdt.

A passarela de concreto, que fica em frente à universidade, também vai receber enfeites do Uniluz. Esse foi um dos pedidos da prefeitura, que está apoiando o evento.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, celebra o retorno. “Pedimos para transformar a passarela em um grande corredor, levando o Papai Noel e o espírito natalino até o Uniluz. A população tem que participar, vai valer a pena, pois vai ser um grande espetáculo, e eu estou com uma grande expectativa para esse retorno triunfal ”.

Integração com o Natal da cidade

A Vila Uniluz vai estar integrada com o Natal de Tubarão, que é organizado pela CDL. No dia de abertura do evento, a iluminação da cidade também vai ser ligada, para que a magia inicie ao mesmo tempo.

“Quando ocorrer o acendimento dessa iluminação da fachada da UniSul, acendemos oficialmente a iluminação natalina de Tubarão. Já no dia 6 de dezembro, teremos a chegada do Papai Noel na cidade, onde também haverá a interação com a decoração preparada pela universidade”, explica o presidente da CDL, Rafael Silvério.

Magia aliada à solidariedade

Além de celebrar a magia natalina, o Uniluz pretende buscar o espírito solidário de quem for visitar a Vila. Neste ano, a organização preparou uma ação de arrecadação de alimentos e brinquedos para serem doados a instituições da Cidade Azul.

“Vamos fazer uma campanha solidária, pois temos 22 entidades cadastradas no Fórum das Entidades e queremos fazer uma doação. Não é um ingresso, mas quem pode ir até a Vila e levar 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo, vamos arrecadar e doar a essas instituições ”, explica Mírian de Medeiros, secretária geral da UniSul.