A Covid-19 transformou a vida de todos e as pessoas precisaram se adaptar a uma realidade totalmente diferente. Com isso, a criatividade para lançar novas estratégias se tornou imprescindível para, ao menos, amenizar os efeitos negativos provocados pela pandemia.

A exemplo de outras áreas, a Educação também vive esse grande desafio. Uma batalha diária! Para professores, alunos e seus pais.

Hoje (7), Dia Nacional da Independência, com a ausência dos desfiles cívicos, a data não poderia deixar de ser enaltecida. A Escola Estadual Aderbal Ramos da Silva, de Tubarão, lançou um projeto para trabalhar com os alunos de forma remota.

O tema sempre foi estudado, mas neste cenário tudo teve que ser modificado. “Realizamos várias ações com nossos estudantes, cada um de suas casas. Afinal, é uma data muito importante na história de nosso País”, afirma a professora de artes da instituição escolar, Aniere Nunes Guimarães.

É um projeto interdisciplinar com professores de diversas áreas do conhecimento e equipes gestora, pedagógica e administrativa, sob a coordenação do diretor Edilon Souza Lessa e da assessora de Direção, Maria Aparecida Alano Machado Rufino.

Reprodução da Bandeira do Brasil com materiais recicláveis ganha destaque
Entre as várias atividades desenvolvidas pelos alunos (veja abaixo), a reprodução da Bandeira do Brasil, como forma de valorizar e respeitar o símbolo nacional com o uso de materiais recicláveis, foi um dos destaques. Afinal, questões ligadas ao Meio Ambiente, como a reciclagem e a sustentabilidade, sempre foram abordadas pela escola com seus estudantes.

Alunos dos 4º, 5º e 6º anos ficaram com a responsabilidade pela confecção. Eles tiveram um prazo de postar até este sábado (5) as fotos de suas bandeiras na plataforma de estudos da escola, acessada por pais, alunos e professores, assim como no Facebook.

“Pedi para cada um usar a sua criatividade. Dei sugestões como potes nas cores do Brasil, tampinhas de garrafas pet, entre outros. Fui muito produtivo, eles ficaram empolgados e realizaram um belo trabalho”, enaltece a professora de artes.
(continua abaixo)

Alunos cantam e emocionam com gravação de vídeos remota
Cada turma da Escola Aderbal Ramos da Silva gravou um vídeo com diversas situações relacionadas ao tema. Algo que nunca imaginariam que um dia fariam. Foi uma experiência emocionante!

No conteúdo das imagens, há fotos, alunos cantando, uns com seus instrumentos musicais, outros posando, cada um com sua performance para homenagear a data. Eles fizeram de suas casas e enviaram para a escola.

Vídeo com alunos do 6º ao 8º anos cantando o Hino Nacional de forma remota:
*Vozes dos estudantes Clara, Caio, kaue e Lívia 

 

Vídeo com alunos do 4º e 5º anos

 

Ações realizadas pelos alunos de cada série no projeto Independência
1º ano – Produção de adereços em comemoração à Independência, criação de desenhos e frases referente à Semana da Pátria (registro em fotos e vídeos);

2º ano – Leituras e interpretações de poesias e o trabalho com figuras geométricas planas nos símbolos da pátria;

3º ano – Confecção de cartazes com mensagem sobre o que o aluno poderia desejar para a Pátria; conscientização sobre o que é Pátria e os valores éticos referentes a ser cidadão e respeitá-la, com a criação de desenhos e mensagens feitas pelas crianças;

4º ano – Criação de paródia com o tema da Independência;

5º ano – Montagem da linha de tempo do Descobrimento da Independência. Produção de cartazes de fatos alusivos a esses fatos históricos;

4º/5º/6º anos- Reprodução da Bandeira do Brasil utilizando material reciclável, como forma de valorizar e respeitar esse símbolo nacional;

7º ano – Produção de cartaz com frase em comemoração à Independência do Brasil e uma decoração na casa dos alunos (balões, cartazes, bandeiras, entre outros);

8º ano – Criação de uma paródia sobre os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros. Enviado por meio de texto ou um vídeo cantando a paródia.

A Escola
A Escola Estadual Básica Governador Aderbal Ramos da Silva atende alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, em um total de 808 estudantes.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul