Foto: Reprodução

Uma criança de 7 anos foi abandonada na terça-feira (12) por um atravessador de imigrantes, conhecido como coiote, na fronteira dos Estados Unidos com o México, em El Centro, na Califórnia. De acordo com os agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA, câmeras de segurança da região flagraram o homem carregando a criança nas costas enquanto escalava o muro de mais de 9 metros.

Na sequência, ele deixou a menina do lado norte-americano da fronteira. Conforme os Agentes do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP, na sigla em inglês), os oficiais aguardaram o momento em que a criança foi deixada no solo para fazer a abordagem.

“A decisão foi tomada por cautela, acreditando que o contrabandista poderia entrar em pânico e largar a criança, resultando em ferimentos graves ou morte devido à altura do muro de fronteira. Ao norte do muro de fronteira fica o aqueduto All-American, que representa outro perigo físico para a criança”, informou o CBP.

Ainda de acordo com os agentes, o homem pareceu instruir a criança a caminhar para o norte antes de retornar ao México. Após ser abordada, a criança de 7 anos foi transportada para o Centro de Processamento Setorial El Centro para ser avaliada clinicamente e devidamente processada.

“Ninguém, muito menos uma criança de qualquer idade ou raça, deve ser exposto a uma infinidade de perigos ao cruzar ilegalmente para este país”, disse o Agente de Patrulha Chefe Gregory K. Bovino. “Os contrabandistas sempre verão as crianças como uma mercadoria para obter lucro, desconsiderando a segurança e o bem-estar de qualquer indivíduo, exceto o seu próprio.”

O órgão de fiscalização da fronteira dos EUA não informou se o homem flagrado pelas imagens foi detido.

*Com informações de Isto É via MSN Notícias