Taludes da cabeceira sul do viaduto central de acesso a Tubarão já está praticamente recorbeto pela vegetação. Medida evita a erosão do aterro
Taludes da cabeceira sul do viaduto central de acesso a Tubarão já está praticamente recorbeto pela vegetação. Medida evita a erosão do aterro

Tubarão

 

O viaduto duplo central de Tubarão (da avenida Patrício Lima) está em fase final de acabamento. Esta semana, equipes da Construtora Triunfo, responsável pelas obras de duplicação no lote 26 (de Tubarão a Sangão), seguem no plantio de gramíneas para evitar erosão nas paredes dos taludes. A operação começou neste mês e será executada, também, nos viadutos de acesso norte (da Jucasa) e do Morrotes. 
 
No viaduto duplo, a vegetação já cobre a cabeceira de acesso sul, no talude lateral às pistas próximas da avenida Padre Geraldo Spettmann (da rodoviária). No lado oposto, o serviço está em execução, porém ainda há trabalhos complementares de preenchimento de aterro a serem feitos.
Paralelamente a isso, ainda no viaduto central, a Triunfo já concluiu o muro de contenção para o aterro (ligação do talude à parede interna do equipamento). Com o muro, os taludes foram “amarrados” a fim de evitar que o aterro sofra os efeitos da erosão e acabe nas sarjetas e bordos das ruas laterais. 
 
Nesta semana, equipes da Triunfo executam o restante das sarjetas e drenagem no fim da rua Deputado Olices Pedro Caldas, entre a alça de acesso ao viaduto e a avenida Padre Geraldo Spettmann. O tráfego na rua lateral não será interrompido, pois os trabalhos serão executados fora do alcance do fluxo de veículos (Leia mais sobre a duplicação da BR-101 na página 3 desta edição).
 
Cuidado na rodovia
Em trechos com desvios de tráfego urbano ou nas proximidades das obras de artes especiais (OAEs), os motoristas devem respeitar a sinalização de segurança, que limita a velocidade máxima em 40 quilômetros por hora e, também, não forçar ultrapassagens na pista usada para trânsito local.
Para os trechos duplicados, o limite de velocidade é de 80 quilômetros por hora. Atenção redobrada ainda na saída dos trechos de pista duplicada à pista simples, na qual o tráfego é feito em mão-dupla, e nos locais onde há desvios, especialmente entre os municípios de Araranguá a Sombrio e Capivari de Baixo a Laguna.