A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou na noite desta quarta-feira, (14), as listas dos candidatos aprovados na primeira chamada do Vestibular de Inverno 2020 – Processo Seletivo Especial. Foram 7.897 inscrições para 1.040 vagas em 37 cursos gratuitos de graduação. Confira o resultado.

Candidatos poderão entrar com recurso até as 18h de 16 de outubro. Acesse o formulário para recorrer. Os aprovados deverão iniciar as aulas pela Udesc no segundo semestre letivo de 2020 da universidade, com início marcado para 3 de novembro.

Os candidatos podem conferir informações sobre processo de matrícula e lista de espera no site do vestibular a partir desta quinta-feira, 15, assim como podem consultar serviços da universidade no portal Passei na Udesc.

A instituição optou por realizar um processo seletivo especial neste Vestibular de Inverno devido à impossibilidade de promover provas presenciais durante a pandemia de Covid-19. Para participar da seleção da Udesc, o candidato escolheu um dos critérios abaixo:

Nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas para candidatos que prestaram a prova do Enem em 2016, 2017 ou 2018;
Média final do Vestibular da Udesc: apenas para candidatos que prestaram a prova do Vestibular de Inverno 2019 ou do Vestibular de Verão 2020 da Udesc e que não foram reprovados ou eliminados. Todos os candidatos que foram classificados ou aprovados em lista de espera puderam se inscrever, com livre escolha de curso e opção dentro do Programa de Ações Afirmativas;
Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio.
Municípios com vagas

Nesse vestibular, houve vagas em:

Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia;
Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;
Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
Laguna (Ceres): Ciências Biológicas (Biologia Marinha e Biodiversidade) e Arquitetura e Urbanismo;
Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química;
São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação.
Distribuição de vagas

Para cada um dos três critérios do Vestibular de Inverno 2020 da Udesc – Processo Seletivo Especial, há vagas específicas em cada curso oferecido. No curso de Medicina Veterinária, por exemplo, foram oferecidas 30 vagas. Dessas, dez foram disputadas por candidatos que optaram pela avaliação da nota geral do Enem, outras dez pela média final do Vestibular da Udesc e as dez restantes pela média final geral de conclusão do ensino médio.

O edital respeita as políticas de ações afirmativas da Udesc, com reserva de 30% das vagas para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e para candidatos negros. Ou seja, levando em conta o mesmo exemplo de Medicina Veterinária, das dez vagas disputadas por quem optou pela avaliação da nota geral do Enem, duas são para candidatos que se declararam de escola pública, uma para candidatos que se declararam negros e as sete restantes para não optantes. O mesmo ocorre para as vagas oferecidas nos outros dois critérios do processo seletivo especial.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página oficial do vestibular e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mail vestiba@udesc.br. Acompanhe as notícias do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram, pelo Twitter e pela Udesc em Rede.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.