As rajadas, acima de 60km/h, atingem cidades da região Sul, com previsão de temporais com chuva forte, raios e granizo entre esta quarta-feira (2) e amanhã. Máximas chegaram a 40°C. Com temporais, podem ocorrer rajadas curtas acima dos 90 Km/h 

AVISO – OBSERVAÇÃO – 02/10 14h3 – Rajadas de vento de intensidade moderada a forte, de quadrante norte/nordeste, nas regiões costeiras do Litoral Sul, nas próximas 5 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

AVISO 

Atenção: temporais localizados com ventania e granizo

Início: 02/10/2019 às 12h

Fim: 02/10/2019 às 23h59

Regiões:Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, sobretudo o Oeste.

Previsão: risco de temporais localizados com pancadas de chuva, localmente forte, raios, ventania (rajadas acima de 60 km/h) e granizo.

Sistema:  cavado (área de baixa pressão) e aproximação de uma frente fria.

————————————————

Previsão é de chuva bem distribuída e volumosa em SC 

Atenção: a chuva será bem distribuída e frequente no estado, entre os dias 3 e 5, acumulando totais que podem chegar a 100 mm ou mais, principalmente do oeste ao sul do estado.

————————————————

Aproximação de uma frente fria 

A aproximação de uma frente fria sobre o RS favorece a possibilidade de formação de núcleos de trovoada, pancadas bem isoladas, entre a tarde e noite do Oeste ao Litoral Sul. Risco de temporal bem isolado (ventania, chuva intensa e granizo com eventuais transtornos com destaque para o Oeste). Maior parte de SC passa sem chuva.

Máximas variando 38/41°C no Litoral Sul, menor chance, no Extremo Oeste (muita atenção aos criadores de aves e suínos em relação a temperatura muito alta).

Vento: Variável de noroeste a nordeste com rajadas ocasionais em torno de 30/50 km/h com intervalos de fraco (acima dos 60/80 km/h da orla para o alto mar no Sul de SC, especialmente na região do Cabo de Santa Marta). Altura de ondas de 1,0 m nas praias de mar grosso com picos de 2,5/3,0 em alto mar. 

Ruim para navegação no alto mar com barcos pequenos, mais da Ilha de SC ao Sul. Nas demais áreas vento bem variável de nordeste/noroeste a nordeste com rajadas ocasionais em torno ou acima de 40/60 km/h. 

Em caso de temporais, pode ter rajadas curtas acima dos 90 Km/h.