Célio pretende valorizar todas as categorias com o plano de carreira.
Célio pretende valorizar todas as categorias com o plano de carreira.

Priscila Alano
Laguna

Já está nas mãos dos vereadores de laguna a proposta, encaminhada pelo prefeito Célio Antônio (PT), que prevê um reajuste salarial de 4,96% aos servidores do município. O valor retroativo (a data base da categoria é maio) será pago na folha de janeiro do próximo ano.

O percentual foi o resultado de um acordo feito entre Célio e os gestores do Sindicato dos Servidores Públicos de Laguna. Este ano, porém, além do reajuste, os servidores terão mais benefícios a partir do próximo ano. Uma deles é a implantação do plano de carreira da categoria.

A intenção é que o documento estabeleça uma progressão horizontal e vertical de ganhos. Na primeira a gratificação se dará pelo tempo de serviço, e na segunda conforme os títulos (cursos de aprimoramento) do servidor. “A primeira proposta é implantar dez níveis de progressão horizontal e cinco na vertical. A cada três anos o servidor poderá mudar de nível e receber um reajuste entre 3% a 5%”, antecipa Célio.

Uma comissão, formada por funcionários e membros da procuradoria do município, será montada para elaborar o plano de carreira.

Gratificações

Atualmente, os servidores da prefeitura de Laguna já recebem promoções. Por exemplo: o funcionário de nível médio que graduasse passa a receber como nível superior. Além disso, a cada 90 horas de cursos de atualização, em três anos, os funcionários somam gratificações ao salário. Em média, os servidores de Laguna podem receber entre 5% a 15% a mais em seu salário-base.